>
 

Uma Coluna 1

Número 1

 

            Frequentemente ouvimos a expressão acerca de um homem ou uma mulher da igreja, que são "colunas" na igreja. Este elogio é normalmente merecido, pois aquele membro é de longo tempo na igreja e ganhou o cumprimento devido a sua fidelidade a Deus e à igreja. É provavelmente o resultado de anos de firmeza e intolerância às doutrinas falsas que tentaram entrar no seio da igreja para diminuir a influência dela na cidade onde é estabelecida.

            Tendo sido pastor e administrador na Igreja do Senhor ao longo de mais de cinco décadas, entendo bem a expressão, bem como o reconhecimento das pessoas que têm de tal forma conduzida sua vida espiritual para ganhar a fama de ser parte integral do estabelecimento espiritual da igreja. Para obter esta fama requer mais do que a simples fidelidade aos cultos e outras atividades da igreja, todavia requer uma firmeza espiritual que as destaquem como imóveis, pois têm se firmado irredutíveis nas doutrinas da Palavra de Deus.

            Os que alcançam esta fama são sustentadores da igreja com suas finanças, sendo fieis com seus dízimos e ofertas. Conheço pessoas que na realidade frequentam congregações de nível espiritual duvidoso, mas não saem, por investiram tanto de suas finanças e esforços que por esperar dias melhores e um retorno aos princípios originais, aguardam ansiosos um retorno de seus esforços e fidelidade.

            Quando se refere às pessoas como colunas é lembrar-se de construções civis onde tem peças redondas ou quadradas que sustentam a superestrutura de um prédio. A remoção de uma destas pode afetar seriamente a integridade do prédio ou o destruir por completo. Não são poucas as histórias de pessoas sem conhecimento de construção remover colunas e paredes de sustentação que resultou na destruição de edificações e há vezes na morte de pessoas. A mesma coisa pode ocorrer espiritualmente na igreja, e não só pode como tem ocorrido.

            Estas colunas espirituais são pessoas que sustentam a igreja financeiramente, são frequentadores assíduos dos cultos e trabalhos dela, pessoas de oração intensa, e leitores da Palavra de Deus. Por serem dedicadas assim, elas não são sujeitos às ações dos cupins espirituais que entram sem serem percebidos. Por serem cheias do poder impermeabilizante do Espírito Santo, não são sujeitas às intempéries dos climas desfavoráveis à igreja e compromissos doutrinários que existem em volta. Estas coisas não as afetam por terem se firmadas na Palavra de Deus. São baluartes indestrutíveis, não em si mesmos, contudo devido ao Espírito Santo que nelas habita; poder que é constantemente renovado dentro delas via as orações constantes.

            "Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, o e o meu novo nome." (Apocalipse 3:12) Nesta passagem Jesus prometeu bênçãos especiais, mas apenas aos vencedores; pessoas que têm vencido as concupiscência da carne e dos olhos, bem como a soberba da vida. (I João 2:15-17) São pessoas que obviamente têm o nome de Deus e o nome da cidade santa escrito na sua vida e no seu comportamento. Não são maquiadas com os costumes, conversas e comportamento do mundo, contudo, apontam para sua firmeza e indestrutibilidade por ser cheias do poder de Deus pelo Espírito Santo. Em vez da maquiagem do mundo aparecer no seu caráter, se vê as qualidades de um verdadeiro cristão, separado do mundo para Cristo.

Philip D. Walmer