>
 

Não Estribes...

 

            "Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal; será isto saúde para o teu corpo e refrigério, para os teus ossos. Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares." (Provérbios 3:5-10)

            Esta geração tem alcançado um nível de inteligência e tecnologia que jamais foi visto. De um lado isto é bom, mas do outro lado fez com que o homem chegou a achar que não necessita mais de Deus. Nisto há um perigo muito grande, pois o homem, bem como a geração que confia apenas em si mesmo, está destinado a uma queda e punição terrível.

            O rei Salomão reconheceu a insuficiência do homem para dirigir corretamente a sua vida e de modo que agradaria a Deus. Por isso escreveu admoestando para "não te estribes no teu próprio entendimento". Que quer dizer esta palavra "estribar"? Firmar, sustentar, montar, apoiar-se sobre, usar como fundamento, basear-se.Fazendo uso desta definição pode dizer que este homem inteligente desaconselha qualquer uma usar por base sua inteligência, seus pensamentos e sua maneira de considerar tudo relacionado com Deus, justiça e a prometida vida eterna.

            Vamos olhar para outro conselho deste homem sábio: "O que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda em sabedoria será salvo." (Provérbios 28:26) Veja outro conselho: " Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal; será isto saúde para o teu corpo e refrigério, para os teus ossos." (Provérbios 3:7-8) Provérbios 3:5-12 ensina que por maior que seja a sabedoria do homem nunca poderá ser comparada com a do Senhor.

            No mundo moderno a inteligência humana é de valor, como também a sabedoria humana. Contudo, muito cuidado deve ser exercitado, pois a sabedoria que vem do mundo jamais pode, aliás, jamais deve substituir a sabedoria que vem do alto, da parte de Deus. Observa esta passagem de Eclesiastes 1:18: "Porque na muita sabedoria há muito enfado; e quem aumenta ciência aumenta tristeza."

            "O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino." (Provérbios 1:7)

            "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência." (Provérbios 9:10)

            "Ninguém se engane a si mesmo: se alguém dentre vós se tem por sábio neste século, faça-se estulto para se tornar sábio. Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; porquanto está escrito: Ele apanha os sábios na própria astúcia deles. E outra vez:O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, que são pensamentos vãos."  (I Coríntios 3:18-20)

            "Tende o mesmo sentimento uns para com os outros; em lugar de serdes orgulhosos, condescendei com o que é humilde; não sejais sábios aos vossos próprios olhos." (Romanos 12:16)

            Assim diz a Palavra de Deus!

Philip D. Walmer