>
 

O Passado

 

            No devocional do dia dois de janeiro eu me referi a várias passagens bíblicas, as quais quero explorar com mais profundidade com o intuito de ajudar qualquer um que poderia estar lutando para sobreviver espiritualmente.

            "Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus."  (Filipenses 3:13-14)

            O passado de nossas vidas na realidade é de pouco valor, a não ser o de aprender o que deve e não deve ser feito. Em muitos casos, e provavelmente na maioria das pessoas que se converteram diretamente do mundo, o passado é algo que eles querem esquecer, pelo menos devem esquecer, pois como disse não tem qualquer valor redentor.

            Paulo disse na passagem acima que fez uma coisa importante e isto era de esquecer o passado. Imagine o pesar que ele poderia sentir tendo aprovado participado na condenação e morte de muitas pessoas que escolheram para seguir Jesus Cristo. A lembrança do seu passado podia ter lhe dado pesadelos, provocado depressão e contribuído para um remorso pesado. Era necessário que um profundo conhecimento das Escrituras e da morte de Jesus Cristo como sacrifício para todos os pecados para resgatar sua alma das lembranças do seu passado. Ele creu como João escreveu em I João 1:9: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." Paulo creu, arrependeu, foi perdoado e lavado de toda injustiça. Com fé profunda e absoluta nas promessas de Deus seguiu seu caminho sendo poderosamente usado pelo Senhor.

            Apocalipse 12:10 nos dá entendimento com respeito a obra maligna de Satanás: "Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus

e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus." O diabo é quem nos acusa, portanto temos que nos arrepender de nossas transgressões e descansar na promessa de Deus que as mesmas serão perdoadas e nunca mais lembradas contra nós. Se falhar nisto, o crente poderá viver em estado perpétuo de desanimo e depressão, e é isso que Satanás quer, pois neste estado o crente jamais fará qualquer obra em prol das almas perdidas. (Veja também Jó 1:6 e Zacarias 3:1)

            Amigo, se você há de ter paz em 2016 e o bom ânimo para fazer a vontade de Deus no mundo no qual vive, terá de arrepender-se de suas transgressões contra Deus e crer de todo seu coração que está perdoado de tudo e que as acusações do diabo não terão nenhum efeito no seu relacionamento com Deus. Terá de levantar sua cabeça confiadamente de que seu relacionamento com Deus é de acordo com o prometido e andar, não orgulhosamente, contudo confiadamente no fato que foi perdoado e que o diabo não tem mais de lhe acusar. Pode esquecer o passado e todas as obras vergonhosas que fez, pois Deus perdoou e esqueceu-se do seu passado. Não é necessário viver no passado, contudo no presente em um bom relacionamento com Deus. Viva livre em 2016!

Philip D. Walmer