>
 

O Futuro

 

            "E, estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles e lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir." (Atos 1:10-11) Espaço não existe neste pequeno devocional para listar todas as passagens as quais falam e prometem o retorno do Senhor Jesus Cristo para arrebatar sua Igreja. A passagem acima é de singular importância, pois a promessa foi dada pelos anjos no exato dia e hora em que Jesus subiu aos céus. A partir daquele momento, a atenção dos discípulos do Senhor estava focada no que estava por acontecer... o retorno do Senhor que eles piamente acreditavam ocorreria nos seus dias de vida.

            Como cristãos de verdade nós devemos, como escrevi ontem, esquecer-nos do passado de transgressões que foram perdoados mediante o arrependimento, e estar sempre focados no maior evento que está por acontecer... o retorno do Senhor para sua Igreja.

            Como um que esperava o retorno do Senhor durante sua vida, João, o amado do Senhor, escreveu o seguinte: "E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro." (I João 3:3) Nota com atenção especial as palavras: "E a si mesmo se purifica" que indica que há algo que o próprio crente pode fazer para se purificar e manter incontaminado do mundo que jaz no maligno e perpetuamente comete tudo que Deus não aprova. Veja como Jesus ensinou: "Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me." (Lucas 9:23) Hoje ouvimos pessoas supostamente crentes desculpando-se por fumar, beber intoxicantes, praticar atos sexuais ilícitos, usar produtos de beleza artificial por causa da vaidade e etc. Aparentemente eles não conseguem negarem-se a si mesmos a prática destas coisas para serem agradáveis a Deus, preferindo ser aceitos pelos amigos e o mundo em geral. Deus espera de nós as decisões que provam o nosso amor para com Ele.

            Leia devagarzinho os versículos que seguem. Que Deus possa lhe dar entendimento profundo destes conselhos para que possa pôr em prática e estar realmente pronto para o arrebatamento da Igreja: "Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras." (Tito 2:11-14)

            Veja nesta passagem o que Tiago determinou de ser o dever de cada um que se declara ser cristão (religioso), seguir Jesus Cristo e estar pronto para o Grande Dia do Senhor: "A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo." (Tiago 1:27)

Philip D. Walmer