>
 

Apenas Nesta Vida

 

            Anos atrás em uma das minhas numerosas viagens, passei perto de um banco que estava localizado ao lado de um cemitério. Uma placa luminosa na frente anunciava o serviço de caderneta de poupança com este dizer: "Não pode o levar consigo, contudo, pode dormir ao lado dele." Interessante é que pessoas sem Deus reconhecem a futilidade de aquisição de bens materiais e a vaidade de se exibir durante a vida. Mas, o inimigo das almas dos seres humanos tem cegado aos olhos ao ponto de pessoas gastarem a vida toda para adquirir bens materiais, sem, contudo, dar o mínimo de atenção para os valores espirituais que são eternos.

            Algumas pessoas lutam, batalham, roubam, iludem outros, mentem e cometem outros crimes contra os conterrâneos apenas para poder acumular um pouco dos bens desta vida terrestre. Paulo, ao tratar o assunto da vinda do Senhor e a transformação do ser corruptível para incorruptível expõe esta grande verdade: "Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens." (I Coríntios 15:19)

            Jesus ensinou acerca deste assunto e fez uma pergunta digna de grande consideração: "Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma? (Mateus 16:26) A mesma pergunta é feita em Marcos 8:36-37: "Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Que daria um homem em troca de sua alma?"

            Não entendo como o ser humano pode dar tão pouco valor a sua alma ao ponto de perdê-la em troca de bens terrestres, corruptíveis, transitórios e à perda por roubo, ferrugem, desgaste e mera idade.  Se entendermos bem as passagens bíblicas acima, a alma de qualquer que seja de um ser humano tem mais valor do que as riquezas deste mundo. Olha para os vastos campos em volta, ou para as grandes e lindas casas, os prédios altos, os carros de luxo e tudo mais que se pode contemplar, e assim diga para sua alma... "Você tem mais valor do que a soma do valor destas coisas todas." Imagine! Por isso Deus se encarnou, criou para Si Mesmo, um corpo no qual habitou com todos os Seus atributos, e deu aquele corpo em prol de sua alma.

            Considerando este fato maravilhoso, como é, então, que os moradores desta terra preferem viver para agradar o mundo provisório que não pode de forma alguma prometer vida eterna num paraíso absolutamente perfeito.

            Antes de servir como missionário durante mais de quarenta anos no Brasil, eu pastoreava uma igreja pequena e para sustentar a família era construtor. Pouco tempo atrás fiz um passeio pela região para ver as casas que edifiquei. As edificações tinham de 40 para 45 anos de idade. Vi telhados que necessitavam uma reposição, pinturas com muito desgaste entre outros sinais de exposição ao tempo de sol, chuva, neve e etc. Vale a pena lutar somente por estas coisas?

            Não, não vale a pena lutar apenas por estas coisas. Jesus prometeu: "Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também." (João 14:1-3) Em que você vai investir seu labor este ano? Nas coisas temporais, ou nas coisas de valor eterno?

Philip D. Walmer