>
 

Tuas Palavras São Verdade

 

            "Agora, pois, ó Senhor Deus, tu mesmo és Deus, e as tuas palavras são verdade, e tens prometido a teu servo este bem." (II Samuel 7:28)

            É impressionante, aliás, assustador, como ministros deste século, bem como muitos líderes eclesiásticos não somente procuram, mas estão mudando a mensagem da Palavra de Deus. Parece que não há mais temor a Deus, nem respeito para aquilo que Ele inspirou homens escritores para escrever e transmitir para suas gerações, bem como gerações sucessivas.

            Pedro declarou claramente o que era e é a origem da Palavra de Deus: "Ora, esta voz, vinda do céu, nós a ouvimos quando estávamos com ele no monte santo. Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração, sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo." (II Pedro 1:18-21)

            Pedro estabeleceu o fato que ele e outros dos discípulos (apóstolos) do Senhor ouviram a voz que veio do céu afirmando a legitimidade da alegação de Jesus de que Ele era mesmo o prometido Messias. Pedro ainda afirma que quem atende a doutrina e os ensinamentos da Palavra de Deus faz bem.

            Outra parte importante desta passagem é: "nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação..." Procurando as definições das palavras "prover" e "elucidar" usadas nesta passagem, pode ser dito que a mui estimada Palavra de Deus não foi providenciada por vontade humana ou qualquer esclarecimento ou explicação particular de seres humanos.

            Pedro continua explicando que a Palavra de Deus veio Dele mesmo, falada ou escrita por homens santos, não mundanos, que foram ungidos e movidos pelo Espírito Santo. Como é, então, que homens podem pensar que têm o direito de interpretar a Palavra de Deus de maneira que conforma aos seus pensamentos e desejos carnais.

            Nota bem as palavras de Davi no texto acima: "... as tuas palavras são verdade..." A Bíblia é a Palavra de Deus, e não meramente contém a Palavra de Deus como alguns declaram. Se fosse assim os homens poderiam escolher apenas as partes que lhes agradam e descartar o resto. No entanto, a Bíblia é a Palavra que veio da boca de Deus para os escolhidos homens santos que transmitiram a vontade de Deus para os homens. Por isso não pode estar sujeita a mudanças que homens carnais gostariam de fazer para que as leis de Deus ficassem mais paliativas para homens e mulheres, também, carnais.

            Não deve ser esquecido jamais as palavras de Jesus transmitidas pelo anjo por Ele enviado para fazer revelações maravilhosas para João: "Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro; e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro." (Apocalipse 22:18-19)

Philip D. Walmer