>
 

Arraigados 1

Número 1

 

            "Por esta causa, me ponho de joelhos diante do Pai, de quem toma o nome toda família, tanto no céu como sobre a terra, para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior; e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus." (Efésios 3:14-19)

            Quando iniciei a pesquisa para este devocional, a minha intenção era de usar apenas o versículo 17: "... e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor..." No entanto, ao ler toda a passagem, achei por bem incluir tudo, pois a mensagem é válida para nossa leitura hoje.

            Um amigo da gente possui uma boa casa numa propriedade bonita. Sendo que a área onde ele reside é semideserto, um sistema de irrigação era necessário para manter tudo vivo durante os longos meses de verão sem chuva. Atrás da casa dele havia uma linda árvore cujos galhos e folhas davam uma sombra gostosa nos dias de calor. Em um inverno recente o tempo mudou e houve chuva além da medida normal, deixando o solo encharcado e mole. Uma noite ele foi acordado com um estrondo enorme que estremeceu sua casa. Ao acordar verificou pela janela que a árvore tinha tombado, e por um triz não acertou sua casa.

            Ao clarear o dia, ele foi examinar o acontecimento para ver se houve danos ao telhado de sua residência. Ficou contente de observar que a casa não foi atingida. Contudo, descobriu que a árvore tinha raízes apenas na superfície do solo. Não havia raízes profundas e quando o vento soprou forte, a árvore que sempre recebeu a água necessária sem necessidade de buscá-la nas profundezas da terra foi derrubada, perdendo sua utilidade e beleza.

            Isto me faz recordar de crentes que conheci ao longo dos anos. A vista superficial demonstrou um crente forte, belo, forte e resistente. A verdade era outra. Ah! Eles tocaram no conjunto, compunham e cantaram canções, pularam, dançaram e até faziam parte da liderança da igreja e pregavam. Porém, quando viraram as tempestades de enfermidades, reversos financeiros, mortes precoces de ente queridos e perseguições, eles não tinham a profundidade de fé em Cristo Jesus para manter sua árvore (vida cristã) em pé. E, o mais lamentável da queda e derrota deles era que afetou outros em volta. Ao cair este aparentemente forte, outros eram atingidos e caíram juntos, pois o peso da derrota de seu exemplo abalou a sua fé também.

            "Arraigados e sobre edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, abundando em ação da vossa fé em Cristo." (Colossenses 2:7 Versão Corrigida)

            Como está sua árvore espiritual? Já aprofundou suas raízes em Cristo por meio da Palavra de Deus, oração, jejum e dedicação exclusiva a Ele? Tempestades virão. Manter-se-á de pé ou será apenas mais um caído, apodrecendo a beira do caminho? O fim dos tempos está chegando e sabendo disto, o inimigo de nossas almas está se lançando contra tudo que é de Deus num esforço total para tentar derrubar o Reino de Deus e todos que creem Nele. Somente aqueles que têm raízes fortes e bem aprofundadas ficarão até o arrebatamento da Igreja gloriosa.

Philip D. Walmer