>
 

Arraigados 2

Número 2

 

            "Por esta causa, me ponho de joelhos diante do Pai, de quem toma o nome toda família, tanto no céu como sobre a terra, para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior; e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus." (Efésios 3:14-19)

            Não há dúvida nenhuma que a Igreja cristã já está sofrendo uma perseguição terrível. Dezenas e provavelmente centenas de cristãos estão sendo mortos, alguns decapitados como Apóstolo Paulo no primeiro século, enquanto dezenas estão sendo carbonizados dentro dos seus templos incendiados criminalmente. Alguns estão atualmente encarcerados. Outros precisam se encontrar escondidos em pequenos grupos para louvar a Deus, orar em conjunto e ouvir alguém expor a Palavra de Deus. Em alguns lugares não é permitido possuir uma Bíblia. Até nos EUA alunos estão sendo proibidos de levar suas Bíblias para a sala de aula ou ler durante tempo livre. Os americanos jamais pensaram que algo assim poderia acontecer na sua nação, pois foi fundada sobre princípios da própria Palavra de Deus. No entanto é uma realidade atual.

            A maneira pela qual Deus inspirou os escritores de Sua Palavra para relatar antemão o que aconteceria até 2000 mil anos depois me surpreende. Estas profecias oferecidas com uma acurácia surpreendente devem chamar a atenção de todos que querem estar prontos no dia do arrebatamento da Igreja e os incentivar para boas obras e obediência a todo mandamento e ordenança do Senhor.

            O poder para vencer todos os inimigos do bem e de quem quer praticar o bem, vem exclusivamente pelo poder do Espírito Santo. (Atos 1:8) No texto acima Paulo é quem declara esta verdade: "...  vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior..." A vitória sobre o diabo só poder vir para o ser humano mediante o próprio poder de Deus habitando no interior dele. Uma visita do Espírito Santo que traz apenas uma alegria ou euforia, não deixa o homem invencível. O homem se torna vitorioso quando pode dizer: "Filhinhos, sois de Deus e já os tendes vencido, porque maior é o que está em vós e do que o que está no mundo." (I João 4:4) Deus precisa habitar em nós por meio do Espírito Santo. O crente não pode apenas receber o Espírito Santo uma vez, mas se manter cheio. Da mesma forma que não pode encher o tanque do carro com combustível e andar sem pensar em reabastecer, o crente precisa estar sempre se renovando com O Espírito Santo nas suas orações privadas.

            Sentados no meio da igreja cantando, louvando e adorando a Deus, todos se sintam invencíveis, como nada jamais poderia os vencer. Mas vem a semana de trabalho e associação com colegas, e logo a pressão para usar palavras torpes aparece, bem como ouvir piadas de conteúdo questionável, usar as vaidades do mundo, praticar o sexo fora de casamento e etc. Reunidos no meio de outros crentes é fácil afirmar que morreria por Jesus, mas quando vejo tantos compromissos sendo feitos com o mundo, eu sinceramente tenho minhas dúvidas. Se não aguentarem um pouco de críticas e perseguição, certamente negaria a fé para poupar a vida.

            Sim, amigo irmão, precisamos estar arraigados no amor; amor para com nosso Senhor Jesus Cristo que deu Sua vida para nos salvar. Ainda que sejamos obrigados morrer por Ele, claro é que devemos estar prontos para provar nosso amor por morrer por Ele, em vez de fazer compromisso com nossa fé declarada na congregação de irmãos da mesma fé.

Philip D. Walmer