>
 

Sem Lugar

 

            Algumas das palavras mais tristes na terra são: "Não temos lugar para você." Eu me lembro de ter viajado nos EUA anos atrás e quando a noite estava chegando a gente precisava um lugar para passar a noite. Naquela época, havia uma placa luminosa na frente dos hotéis que disse: "Vaga ou Não Há Vaga". Era desanimador nas épocas de muito movimento passar por vários hotéis que não tinha mais lugar para hospedar os viajantes cansados.

            Assim foi o caso de José e Maria chegando a Belém após um dia cansativo de viagem, e ela grávida de nove meses. José bate à porta da hospedaria a procura de um lugar para descansar. Foi informado que não havia mais lugar. Talvez depois de demonstrar seu desespero diante do iminente nascimento do bebê, o hospedeiro cedeu um lugar no estábulo junto com os animais. Se fosse conforme os médicos dizem, o pequeno Jesus, ainda no ventre da mãe ouviu as palavras: "Não há lugar". Eram palavras que ele ouviria vez após vez no decorrer de seus anos na terra.

            Parecia fácil para Judas Iscariotes dar mais valor para o dinheiro do que para Jesus, o Messias e seu Salvador. Foi fácil para ele firmar um contrato de vendê-Lo por trinta moedas de prata, o preço de um escravo. Pessoas hoje estão fazendo a mesma coisa, vendendo Jesus e suas próprias almas por bens materiais. 

            Após curar e alimentar numerosos milhares de pessoas, eles, induzidos pelos líderes religiosos carnais, gritavam: "Crucificai-o". Ou em outras palavras não há mais lugar para você por aqui. Como devia ter doido no íntimo de Jesus, que após fazer nada senão o bem para todos, ouviu deles que não havia lugar para Ele nas suas vidas.

            Na hora de Sua crucificação, ato que demonstrava a rejeição total da parte da nação, havia dois ladrões sendo condenados juntos e justamente à pena de morte. De certa forma um rejeitou a Jesus enquanto o outro abriu seu coração e pediu para que Jesus o levasse ao paraíso. A recompensa foi, no caso dele, imediata: "Hoje estará comigo no paraíso."

            Hoje não é diferente. Jesus recebe o mesmo tratamento de rejeição de pessoas. Há lugar (tempo) para trabalhos, festas, esportes, passeios, diversos entretenimentos e todo tipo de egoísmo. Contudo, não há lugar para Jesus. Ele vai de coração em coração, perguntando se pode entrar. De vez em quando Ele é aceito. Contudo, as palavras que Ele ouve da maioria são: "Não temos lugar para você." Por suas ações, os governantes dizem: "Não há lugar para você neste mundo, vamos criar nosso próprio paraíso." Cadê?

            Não quer abrir seu coração todo para Ele hoje e O convidar para entrar na sua vida? Lembra-se de que Ele recusará de habitar no mesmo ambiente com a imundícia deste mundo, por tanto, terá de fazer uma limpeza por meio de um sincero e profundo arrependimento. Se der lugar para Ele tomar conta de seu coração e de sua vida, Ele lhe dará a grande promessa que deu aos seus discípulos do primeiro século: "Na casa do meu Pai há muitas moradas... onde eu estou, estejais vós também" (João 14:1-3) Que promessa deleitosa Ele fez para nós! Se der um lugar para Ele, Ele lhe dará lugar na sua morada eterna.

Philip D. Walmer

"Como explicarei a um Deus Santo que fui aceito nos lugares onde Ele foi rejeitado?"