>
 

O Lindo Sítio

 

            Olavo Bilac, poeta, foi abordado por um comerciante na rua: "Senhor Bilac, estou precisando vender o meu sítio. Será que o senhor poderia redigir o anúncio para o jornal?"

            Olavo Bilac escreveu: "Vende-se encantadora propriedade, onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo cortado por cristalinas e margeantes águas de um ribeirão. A casa é banhada pelo sol nascente e oferece a sombra tranquila das tardes, na varanda". 

            Meses depois, topa o poeta com o homem e pergunta-lhe: Vendeu o sítio?

            "Nem penso mais nisso, pois, quando li o anúncio é que percebi a maravilha que possuo!"

            Há vezes nas quais pessoas não descobrem as coisas boas e valiosas que têm consigo e vão longe atrás de miragens e falsos tesouros. Parece que não sabem valorizar os bens valorosos que possuem, e não poucas vezes até perder tudo. Quantas vezes eu vi pessoas não dá valor aos seus pais, seus irmãos, isto é a sua família em geral. Outros não valorizam a pessoa, cônjuge, ao seu lado. Assim alguns aborrecem os amigos de longos anos por descobrir o que parece ser amizades melhores, para posteriormente descobrir que foram ludibriados por pessoas que encantam apenas para aproveitar de forma maligna pessoas ingênuas.

            Vi pessoas sair de bons empregos, os quais pediram para Deus anteriormente, mas agora parece que há oportunidades melhores em outra empresa. Só depois descobrem que é um ninho totalmente desfavorável para a vida cristã que querem seguir. E, se saírem agora, ficarão desempregadas, pois as vagas na empresa anterior já foram preenchidas.

            Outras pessoas andam cambaleando e tropeçando pela vida, pois não sabem ganhar conhecimento de vida, por estudos, por observar outros, ou por orgulho não aceitar conselhos dados por pessoas experientes. Assim a vida é vivida, e no fim eles passam por uma miséria terrível.

            Apesar de uma vasta quantidade de informações disponíveis hoje, pessoas continuam com velhos hábitos alimentares que destroem lentamente sua saúde e frequentemente levando-as a uma morte sofrida e precoce. Ninguém se torna menos valorizado por ler, aprender e aplicar as novas ciências aos hábitos alimentares.

            Você tem o poder de mudar não somente sua vida, mas a vida de outras pessoas. Você já fez alguém sorrir hoje? Já deixou alguém mais alegre do que quando o encontrou? Em outras palavras, já melhorou a vida de outrem, que assim lhe deu satisfação de ser útil no seu viver?

            Tristemente algumas pessoas não sabem valorizar as riquezas de Deus na sua vida por ter recebido o perdão de Deus e o preenchimento no seu ser mais íntimo com o Espírito Santo. Elas começam a pensar que a aceitação ilusória do mundo é de grande valor, se não param para analisar o valor real dos bens que já possuem em Cristo Jesus. Alguns têm vendido seus mais preciosos bens espirituais e eternos por prazeres transitórios; um caso extraconjugal, sensualidade no vestir, beleza artificial, entre outras coisas que corroem os bens melhores.

            Irmão permite-me lhe encorajar a não somente valorizar os bens espirituais que já possuem, porém, fazer deste ano uma busca desenfreada de ainda mais bens espirituais. Valoriza tudo aquilo que Deus dá diariamente para o seu crescimento, aproveitando para crescer ainda mais nas virtudes de valor eterno.  (I Pedro 1:1-11)

Philip D. Walmer