>
 

O Dízimo 5

Número 5

 

            "Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda. Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida." (Malaquias 3:8-9)

            Uma das partes mais interessantes da passagem acima é a que se expressa assim: "... para que haja mantimento na minha casa..."

            Jacó, filho de Isaque e neto de Abraão, a quem Deus deu uma promessa de ser pai de uma grande nação, teve doze filhos. José foi vendido aos Ismaelitas, que por sua vez o venderam como escravo no Egito. José foi grandemente abençoado por Deus e subiu no governo egípcio até ser o segundo mais poderoso do reino. Por intermédio dele, seu pai e sua família (setenta pessoas ao todo) foram salvos graças à intervenção de José na sua situação precária devido a uma estiagem prolongada na Terra Prometida. A história é longa, mas em vez de José ser o pai de apenas uma das tribos de Israel, seus dois filhos se tornaram pais de duas tribos. Os descendentes de Levi foram escolhidos para ser quem serviria a Deus nos trabalhos do Tabernáculo no Deserto, e posteriormente no Templo de Salomão.

            Para que eles pudessem se dedicar totalmente ao ministério nos lugares de louvar e adoração a Deus e ainda serem como professores e etc., Deus ordenou a instituição dos dízimos e ofertas. Isto liberou os membros da tribo de Levi de trabalhos seculares para que eles fossem os guias espirituais da nação. Então, como alguém disse, os dízimos foram pagos frequentemente dos trabalhos dos demais israelitas, que na sua maioria era agricultores e criadores de rebanhos. Era lógico que eles pagariam do fruto dos seus trabalhos e desta maneira dizimavam e ofertavam, pois teriam pouco dinheiro em mãos.

            Tendo tempo adequado, estes da tribo de Levi, tribo que era composta de várias famílias, algumas das quais foram exclusivamente escolhidas para exercer funções específicas em relação aos trabalhos da Casa do Senhor. No entanto, houve um tempo em que os israelitas não foram mais fieis nos seus deveres e por isso os levitas foram obrigados para trabalhar secularmente como os demais. Assim, a Casa do Senhor e os trabalhos que Ele ordenou para fazer foram abandonados, que resultou em um abandono do povo da Casa do Senhor. Demorou pouco para o povo se desviar de Deus e começou adorar aos ídolos, ação que irou a Deus. Finalmente este povo desobediente foi enviado para o cativeiro de povos idolatras, onde serviram como escravos por décadas a fio.

            Veja bem que tudo começou por não ter a sustentação na Casa do Senhor, sustentação do pastor e outros que com ele se dedicam integralmente à obra do Senhor. Desta forma a obra do Senhor não tem como progredir. Neste caso, quem será o culpado? O pastor? Ou o povo que não quer cooperar com a obra do Senhor e o evangelismo do mundo? Os apóstolos e demais obreiros da igreja primitiva foram sustentados pela igreja (Atos 2:42-47) e assim a igreja crescia. Havia mantimento na casa do Senhor que liberou os obreiros para trabalhar exclusivamente no evangelismo e na Palavra. (Veja Atos 6:1-7)

Philip D. Walmer