>
 

O Dízimo 6

Número 6

 

            "Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda. Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida." (Malaquias 3:8-9)

            Volto a chamar a atenção do leitor novamente para a parte que diz: "... para que haja mantimento na minha casa..."

            Como expliquei no devocional anterior (Número 5 - O Dizimo) o estabelecimento de um meio para financiar o Tabernáculo e posteriormente o Templo era o plano de Deus, e jamais dos homens. Deus nunca deixou seus fieis servos sem sustenta, e assim fez para que eles pudessem dar seu tempo integral à obra Dele. Por meio dos fieis frequentadores à Casa do Senhor, que com alegria dava seus dízimos e ofertas, seja em dinheiro ou em produtos alimentícios dos seus trabalhos; Deus providenciou os mantimentos para os que O serviam no serviço de Sua Casa. Isto resultou em bênção, não apenas para os que serviam a Deus, como também para os que com fé em Deus viam suas necessidades sendo divinamente providenciadas dia após dia.

            Veja a promessa de Deus aqueles que seriam fieis nas suas contribuições (dízimos e ofertas) a Casa do Senhor: "Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos. Todas as nações vos chamarão felizes, porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o Senhor dos Exércitos. (Malaquias 3:12) Eu me lembro de um testemunho que ouvi pessoalmente de um missionário que trabalhou nas Filipinas. Muitas pessoas tinham suas próprias plantações de arroz. Um ano houve uma estiagem muito grande que abalou a produção deste grão tão essencial para a economia familiar. No entanto, ele me contou que ao caminhar entre as plantações era notável como as plantações dos crentes fieis eram verdes e em plena produção de uma nova e sucedida colheita, enquanto as dos não crentes estavam murchando por falta de água. Não há dúvida que Deus cuida dos seus fieis.

            Como na história acima, Deus não somente providencia para os que O servem na Sua Casa, como também para os contribuintes. Quando alguém é fiel nos dízimos e ofertas, ele encontrará na Casa do Senhor o alimento que necessita para sua alma. Seu louvor será atendido, pois é um servo fiel e demonstra seu amor para com Deus por contribuir a sustentação da igreja e os obreiros que nela trabalham.

            Poderá haver ainda mais alimento na casa, pois o pastor que tem tempo para orar, jejuar e estudar a Palavra sem se preocupar com trabalhos seculares poderá com desempenho melhor repartir o Pão de Vida da Palavra de Deus. Um ministro realmente hábil necessita muitas horas para desenvolver refeições (pregações) que alimentam devidamente o povo. Ele jamais poderá fazer isto se está envolvido com trabalhos seculares que ocupam seu tempo em até doze ou mais horas por dia. Ele deve poder fazer conforme Paulo falou para Timóteo, seu filho na fé: "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade." (II Timóteo 2:15)  Além disto ele terá tempo para aconselhar, fazer visita hospitalares, visitas aos necessitados nos seus lares, e para fazer um hábil trabalho de administração da igreja em todos os seus trabalhos. Ninguém deve jamais reclamar que o pastor é sustentado pela igreja por via dos dízimos e ofertas, se ele desenvolve a obra a ele confiada.

Philip D. Walmer