>
 

Paz Mundial Ou Individual

Paz Mundial ou Individual

Uma das mais maravilhosas mensagens que cercava o nascimento de Jesus era a promessa de paz. Jesus foi chamado “O Principe de Paz”. Oxalá que houvesse paz hoje na terra. Se torna evidente, no entanto, que nós, leitores da Palavra de Deus, não entendíamos exatamente o que significava esta promessa.

A tão almejada paz jamais era uma promessa para o mundo inteiro, contudo uma promessa para indivíduos que abraçariam o evangelho que Jesus trouxe e os que seguiriam fielmente os ensinamentos de Jesus. A frase seguinte eu defendo sem reserva alguma, pois é a verdade, algo que vi tão nitidamente na vida de outros, bem como a experiência pessoal. A frase: “Só pode haver paz onde há obediência aos mandamentos de Deus, onde há primeiramente paz entre a pessoa e seu Deus.”

Alguns podem dizer que o Deus que nós, cristãos, servimos não é o Deus deles. Porém a verdade é que todos eles vivem na terra que Deus criou, da qual Ele é o dono exclusivo. Veja a declaração da Palavra de Deus de Salmos 24:1: “Ao Senhor pertence a terra e tudo que ela se contém, o mundo e os que nele habitam.” O próprio Deus fala em Salmos 50:12: “Se eu tivesse fome, não to diria, pois o mundo é meu e quanto nele se contém.” Em Salmos 89:11, Davi fez outra declaração categórica a partir do seu íntimo conhecimento de Deus: “Teus são os céus, tua, a terra; o mundo e a sua plenitude, tu os fundaste.” Segue agora uma declaração temerosa, que deve servir de alerta para todos os moradores da terra: “Ruja o mar e sua plenitude, o mundo e os que nele habitam. Os rios batam palmas, e juntos cantem de júblio os montes, na presença do Senhor, porque ele vem julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos, com equidade.” (Salmos 98:7-9)

Supomos que eu fosse lhe fazer uma visita em sua casa. Terei eu o direito de estabelecer regras na sua casa? O direito de mandar nos seus familiares? O direito de usar seus pertences sem pedir licença? O direito de usar seus bens sem prestar contas a você? É claro que isto jamais seria aceitava a você ou qualquer outra pessoa. Se eu assim agisse, haveria uma contenda muita grande entre nós, até guerra e rompimento vitalícia de relacionamento pacifico.

Como é, então, que os moradores desta terra acham que tem o direito de estabelecer suas regras e leis sem consultar com Deus, sem consultar Sua Palavra, de fato, até tratar a Palavra Dele e Suas Leis com desprezo e rejeição, sem lhes dar o devido respeito e honra, e ainda achar que deveria haver paz na terra? O mundo está na contra-mão com Deus. O mundo anda em desobediência a Deus. Sua Palavra é ignorada, e em muitos lugares excluída, e considerada como excessiva com Suas demandas sobre os moradores da Terra. Haverá paz em tal ambiente? Qualquer ser humano que pensa diria que jamais poderia haver paz assim.

No entanto, há uma esperança para alguns. Pode haverá paz no íntimo das pessoas que abraçam a salvação do Senhor, que resolvem fazer de tudo para obedecê-Lo e agradá-Lo com uma vida piedosa. Não, não haverá uma paz geral no mundo enquanto os homens mandam e estabelecem suas leis e regras. Todavia, pode haver paz individualmente nas vidas dos que se abraçam com o Senhor em fiel obediência a Ele. Jamais poderá haver paz onde reina a desobediência a Deus e Sua Palavra.

É por isso que tenho encorajado e até insistido com os membros das congregações que pastoreava que a leitura da Palavra de Deus seja prioridade. Como agradará a Deus se não conhece as Suas Leis? Como conhecerá Suas Leis senão pela leitura de Sua Palavra? Portanto, sem a leitura da Palavra de Deus, é muito provável que neste ano você poderá entrar na contra-mão com Deus e cometer transgressões que em vez de estabelecer a paz, causarão uma inimizade intolerável. A triste realidade é que eu já vi isto acontecer numerosas vezes, mas em vez de corrigir os erros da vida, a pessoa insiste em agir conforme seus desejos, conforme a vontade da carne, induzida por satanás a desobediência, pois ele mesmo tem uma grande rixa com Deus e quer induzir outros a agir e reagir contra Deus. Em tudo isso, não esquece a promessa de juízo justo de Deus que está por vir.

Mediante a obediência a Deus e Sua Palavra poderá haver paz, talvez não no ambiente em que a pessoa vive, mas no íntimo do seu ser. Compreenda bem as palavras do Apóstolo Paulo em II Coríntios 13:11: “Quanto ao mais, irmãos, adeus! Aperfeiçoai-vos, consolai-vos, sede do mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz estará convosco.” Nota: procura aperfeiçoamento [livrar-se das obras da carne], em vez de ser fonte de atrito, seja fonte de consolação, também procura unir-se em torno da verdade e finalmente procura viver em paz. Assim, o Deus de amor e de paz estará com você. Que possamos entender claramente que a paz não é uma coisa que vem caindo sobre nós de algum lugar desconhecido, contudo, há muito que nós mesmos possamos fazer para criar um ambiente de paz, principalmente dentro de nós, embora que não haja paz no mundo ou no ambiente onde vivemos.

Não haverá paz no mundo até que Jesus Cristo estabelecer Seu Reino sobre a terra. No entanto, este Principe da Paz pode hoje habitar no seu íntimo e proporcionar para você paz que o mundo jamais poderá lhe dar. Finalizo com estas palavras dos lábios de nosso Senhor; “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo.” (João 14:27) Não procura paz no mundo, pois jamais haverá. Procura a paz que vem pela obediência a Deus e Sua Palavra.

Pastor Philip D. Walmer