>
 

Deus, Quem É Ele?

Deus, Quem É Ele?

Hoje, foi possível sentar e deixar minha mente rodar em volta de uma variedade de assuntos. Entre eles era a pergunta acima no título desse artigo. Deus, a final de contas, quem é Ele?

Creio que meu questionamento não era algo estranho. Parece que tem sido uma pergunta que deixou gerações de seres humanos perplexos. No meio de sua perplexidade, eles começaram a deixar suas imaginações voar, inventar e criar as mais variadas ideias acerca do ser supremo.

Ao longo das eras, os seres humanos, apesar de serem produtos do poder criativo de um Deus, Espirito, invisível e Todo-Poderoso, não buscavam esclarecimento direto com Ele, mas na sua imaginação limitada começaram a definir Deus de múltiplas formas. Alguns imaginaram Deus como uma árvore ou outra planta qualquer. Para outros, Deus era um animal, pássaro, réptil ou qualquer outra coisa viva. Outros olharam com os olhos nus para o grande espaço, vendo objetos ainda não descobertos de perto, estrelas, planetas, meteoritos entre outros, imaginando que estes eram Deus, ou no mínimo, onde o Deus de sua imaginação era proveniente.

Do outro lado da rua da igreja onde a gente frequenta, há uma espécie de templo simples dedicado a Buda. Há uma estátua enorme no quintal desta propriedade. Com uma certa regularidade ouvimos eles entoando algo inteligível que aflige minha alma, pois almejo que eles pudessem entender que acesso a Deus pode ser direto e não por meio de alguma imagem feita e esculpida com mãos humanas.

Veja a seguir o que o Apóstolo Paulo tinha a dizer acerca da idolatria dos seus dias na cidade de Atenas: “Então, Paulo, levantando-se no meio do Areópago, disse: Senhores atenienses! Em tudo vos vejo acentuadamente religiosos; porque, passando e observando os objetos de vosso culto, encontrei também um altar no qual está inscrito: Ao Deus Desconhecido. Pois esse que adorais sem conhecer é precisamente aquele que eu vos anuncio. O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas. Nem é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais; de um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação; para buscarem a Deus se, porventura, tateando, o possam achar, bem que não está longe de cada um de nós; pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração. Sendo, pois, geração de Deus, não devemos pensar que a divindade é semelhante ao ouro, à prata ou à pedra, trabalhados pela arte e imaginação do homem. Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam; porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão [Jesus] que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos.” (Atos 17:22-31)

Permite que eu lhe faço uma pergunta... para você Deus ainda é um ser adorável desconhecido, ou você realmente O conhece? Paulo, após muitos anos de ministério, perseguições e sofrimentos bradou essas palavras: “... para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte; para, de algum modo, alcançar a ressurreição dentre os mortos.” (Filipenses 3:10)

Creio que você, querido leitor, é obrigado dizer junto com o Apóstolo Paulo, que apesar de talvez anos na Igreja, anos de servir a Deus, anos de cantar louvores a Ele, anos de orações e adorações que ainda não O conhece na Sua plenitude, que na realidade Deus continua um tanto desconhecido para você. Quer que tudo continua desta maneira? Ou, quer entrar em um novo relacionamento com Ele para poder O conhecer como nunca na sua história de cristão. Este ano pode ser aquele em que você se dedica como nunca antes, e vem conhecer a Deus de forma bem mais revelada. O que acontecerá é que uma vez conhecendo o Senhor melhor, descobrirá que há ainda muito mais para descobrir e conhecer acerca de Seu Ser.

Enquanto meditava nessas coisas esta manhã, Deus me fez recordar que o esforço do ser homem ao longo das eras era de trazer Deus ao nível do homem, enquanto a vontade de Deus era para o ser humano viver em um estado elevado. Veja o relato da criação do homem: “Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.” (Gênesis 1:26)

Apesar dessa criação maravilhosa e elevada, o ser humano pecou, caiu, e foi destituído da glória na qual foi criado. Ele não mais tinha a comunhão com Deus como antes e partiu para fazer “deuses” na forma de coisas terrestres; “deuses” sem poder algum que em nada poderiam avantajar o homem. Jesus Cristo veio, então, com o intuito de levantar o homem do lamaçal do pecado para um estado melhor e mais próximo a Deus. Mas, tudo não parou por aí, pois ainda resta para os verdadeiramente salvos, uma outra elevação que ainda estar por vir, em breve, e quem sabe, neste ano de 2018. Você está pronto para esta elevação, o arrebatamento da verdadeira Igreja do Senhor? O Senhor quer lhe elevar agora e naquele dia. Prepara-se, pois é uma promessa. “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.” (João 14:1-3)

Quem é Deus? Aquele que me criou, enviou um salvador para mim, me salvou e me encheu de Seu Próprio Espírito, Aquele que quer me elevar mais ainda naquele dia maravilhoso do Senhor, quando Ele retorna para finalmente elevar me a ser o que Ele sempre queria que eu fosse. “Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.” (I Tessalonicenses 4:16-18) Eis a última elevação que meu Deus vivo há de fazer por todos que creem Nele: “Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.” (I Coríntios 15:51-52) Só um Deus vivo para efetuar tão grande obra de transformação. Creia Nele, obedece a Ele, e O serve exclusivamente com grande fé no seu coração.

Pastor Philip D. Walmer