>
 

Medo

O medo é um sentimento conhecido por muitas pessoas. Conforme o dicionário o medo é: “estado efetivo suscitado pela consciência do perigo ou que, ao contrário, suscita essa consciência. É temor, ansiedade irracional ou fundamentada, receio. Apreensão ou preocupação em relação a algo desagradável.” Você pode não ter aptidão para descrevê-lo, mas certamente sabe quando tem. Ninguém gosta de sentir medo, porém há circunstâncias da vida que proporcionam este sentimento em maior ou menor grau. Mas, na realidade, não importando a intensidade do medo, ninguém gosta de senti-lo.

Pessoas tem medo de doença, assaltantes, ladrões, cônjuges violentos, animais pequenos e grandes, ficar desempregado, tempestades, vendavais, terremotos, relâmpagos e trovões, enfim, qualquer coisa que poderia violar a integridade de sua vida física e emocional. A verdade é que estas coisas, entre muitas outras suscitam medo no íntimo das pessoas. A medicina psicológica não tem como curar este real sentimento humano, pois só trabalha com as sequelas do medo, não podendo erradicar a raiz do problema.

Uma das muitas razões pelo uso de drogas, tanto lícitas quanto ilícitas é o medo, pois, sem um poder soberano para cuidar do frágil ser humano, estes seres humanos são sujeitos aos problemas da sociedade, problemas de saúde, desafios aprontados por pessoas más e não regeneradas, sem que haja qualquer recurso para aliviar. Tudo começou com a falha de Adão e Eva no Jardim do Éden, e continua devido a insistente atitude do homem que ele pode resolver os problemas sem um poder superior... Deus. 

Considerando este problema sério que aflige tantas pessoas, comecei procurar resposta e cura para este mau de dentro da Palavra de Deus. É surpreendente que a maior parte da raça humana tem rejeitado a fonte da cura das enfermidades e doenças que afligem a raça humana. Ninguém sabe melhor como sarar as pessoas dessas coisas aterrorizantes do que o Próprio Deus que criou o ser humano sem defeitos no início, porém, que as afligem desde a queda de Adão e Eva no Jardim de Éden.

Veja abaixo as gloriosas promessas de Deus por meio de escritores da Palavra de Deus que gozaram a intervenção do Senhor em momentos de medo e terror:

“Em me vindo o temor, hei de confiar em ti. Em Deus, cuja palavra eu exalto, neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei Que me pode fazer um mortal?” (Salmos 56:3-4)

“Em meio à tribulação, invoquei o Senhor, e o Senhor me ouviu e me deu folga. O Senhor está comigo; não temerei. Que me poderá fazer o homem? O Senhor está comigo entre os que me ajudam; por isso, verei cumprido o meu desejo nos que me odeiam. Melhor é buscar refúgio no Senhor do que confiar no homem. Melhor é buscar refúgio no Senhor do que confiar em príncipes [governantes].” (Salmos 118:5-9) (Leia Salmos 4:1, 18:19, 27:1-3, 56:4 e 11, Hebreus 13:6)

“Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo. Não se vendem dois pardais por um asse? E nenhum deles cairá em terra sem o consentimento de vosso Pai. E, quanto a vós outros, até os cabelos todos da cabeça estão contados. Não temais, pois! Bem mais valeis vós do que muitos pardais.” (Mateus 10:28-31)

“Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino.” (Lucas 12:32)

“O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio. Pois ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. Cobrir-te-á com as suas penas, e, sob suas asas, estarás seguro; a sua verdade é pavês e escudo. Não te assustarás do terror noturno, e nem da seta que voa de dia, nem da peste que se propaga nas trevas, nem da mortandade que assola ao meio-dia. Caiam mil ao teu lado, e dez mil, à tua direita; tu não serás atingido. Somente com os teus olhos contemplarás e verás o castigo dos ímpios. (Salmos 91:1-8) (O leitor pode entender melhor essa passagem por seguir lendo as demais referências dadas nas colunas centrais e laterais de uma Bíblia de estudo.)

Apesar dessas gloriosas e poderosas promessas, há uma mentalidade que existe no meio evangélico que não condiz com a Palavra de Deus. Estas promessas não são para todos. Não são para os ímpios e malfeitores. Não são para os “crentes” infiéis e desobedientes. Pertencem, portanto aos que “habitam no esconderijo do Altíssimo”. Esse “habitar” condiz com as palavras do salmista Davi em Salmos 1:1-2: “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer c está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.”

 A palavra habitar tem os seguintes significados conforme o dicionário: “ocupar como residência, morar, prover de habitantes; povoar, ocupar, estar presente, permanecer”. O uso dessa palavra assim, transmite a ideia de que a mente, coração, alma e os pensamentos estejam sempre ocupados com as coisas que agradam a Deus e não cumprem os desejos da carne.

As promessas do Senhor não são para o frequentador casual dos cultos, nem para quem não se detém na leitura da Palavra de Deus e ama-a de coração e alma. Também não são de quem não faz de seu lar um ambiente no qual Deus tem prazer de habitar, que não tem o “hábito” de orar, não só na igreja, porém, que tem feito de seu lar um ambiente no qual Deus é buscado, honrado, consultado e obedecido. Essas promessas são baluarte para todos que são comprometidos de andar sempre e em qualquer lugar de maneira que agrada a Deus (não o mundo, familiares, amigos etc.). Os fiéis a Deus podem reivindicar essas promessas por serem verdadeiros filhos do Altíssimo. O direito de reivindicar essas promessas pertencem aos que permanecem na videira verdadeira de dia e de noite. (João 15:5)

Philip D. Walmer, Pastor