>
 

Odiar?

 

        "Vós que amais o Senhor, detestai o mal; ele guarda a alma dos seus santos, livra-os da mão dos ímpios." (Salmos 97:10)

          A versão NVI interpreta ainda mais fortemente esta passagem bíblica: "Odeiem o mal, vocês que amam o Senhor, pois ele protege a vida dos seus fiéis e os livra das mãos dos ímpios."

        Mas, para por aí! A Bíblia não comanda para amar, e não diz que o amor é fruto do espírito enquanto o ódio é resultado de vida carnal? Pois bem, antes de prosseguir com o devocional de hoje deve ser esclarecido que a Bíblia está nos ensinando odiar o mal e não o malfeitor. Em outras palavras o amor que Deus derramou tão liberalmente nos corações dos crentes é para usar no amar dos pecadores, enquanto odiamos o pecado. Jesus morreu para aniquilar o pecado, enquanto mostrava seu grande amor para com o malfeitor.

         Pelo texto entendemos que as pessoas serão julgadas com respeito sua atitude em relação ao pecado. Não basta simplesmente não participar do pecado, mas deve existir dentro do crente verdadeiro um santo ódio do pecado. Judas escreveu desta maneira: "... salvai-os, arrebatando-os do fogo; quanto a outros, sede também compassivos em temor, detestando até a roupa contaminada pela carne." (Judas 23)

         Pedro relatou o seguinte acerca de Ló, um homem que não entendemos muito bem, mas por Deus falou: "... e livrou o justo Ló, afligido pelo procedimento libertino daqueles insubordinados..." (II Pedro 2:7) É válido perguntar qual é a atitude da maioria dos crentes hoje em dia. Vale mais ainda para cada um examinar a si mesmo em relação à sua atitude concernente o pecado. O que acontece hoje em dia é que há um desejo tão grande da parte de quase todos de serem aceitos em todos os demais ambientes, que o normal é fazer apologia ao pecado. Mas de acordo com a Palavra de Deus isto não será aceitável a Deus. Tem que haver um repúdio ao pecado, um ódio, e aborrecimento. O crente verdadeiro deve sentir como Ló, afligido todos os dias com o que acontece em volta dele.

           Paulo é muito claro acerca deste assunto quando escreveu para os Romanos, que faziam parte de uma sociedade, que sem duvida alguma era a mais decadente e depravada de todos os tempos. Paulo alertou todos ao perigo daquela sociedade e o que poderia ser a atitude dos que dela faziam parte. Veja! "Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam, [leia o capítulo 3 integralmente] não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem. (Romanos 1:32)

           Torna-se claro que se o crente folheia ou compra revistas pornográficas, acessa tais páginas na internet, aluga ou compra filmes do mesmo gênero ou assiste determinadas programações de televisão que contêm comportamento contrário à Palavra de Deus, não está odiando o mal. Aprenda amar ardentemente o pecador até o levar diante de Deus o Salvador, mas odeia o pecado.

Philip D. Walmer

Versículo do Dia: "Nesse tempo, muitos hão de se escandalizar, trair e odiar uns aos outros..." (Mateus 24:10) 

Pensamento do Dia: Cuidado em ter resoluções em demasia, e uma deficiência de ações.