>
 

Não Ameis

 

Parte I

            "Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo.   Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente." (I João 2:15-17)

            Há vários dias que o Senhor me acorda com as palavras acima ressoando no meu coração. Deixei passar alguns dias, mas foi impossível fugir da palavra do Senhor. Fui impressionado por Ele escrever mais este devocional como um alerta nestes dias maus. Fácil é ver que a Igreja do Senhor sofre pressões nunca antes vistas; pressões para os membros da Igreja Dele assemelharem-se aos demais moradores da Terra. No entanto, lembrando-nos das palavras de Salomão que não há nada novo debaixo do sol, e recordando que João, vendo o efeito do mundo sobre a Igreja quase dois mil anos atrás e menos de cem anos depois que ela foi poderosamente cheia do poder de Deus no Dia de Pentecostes; não é de se admirar que hoje a Igreja sofre estas pressões terríveis.

            Na análise desta questão toda, precisamos nos lembrar que Deus sempre quis um povo exclusivo para Ele, um povo que não participava das vaidades e divertimentos mundanos que os demais abraçaram com tanto afinco. Notemos os seguintes exemplos:

 - Deus chamou Abraão da sua terra natal para fazer por intermédio dele um povo exclusivo Dele em uma terra distante, onde estaria longe das pressões de parentes, amigos e a sociedade a qual antes pertencia.

-  Quando seu filho chegou à idade para casar, não permitiu que ele casasse com uma moradora da terra onde habitava, por tanto mandou seu servo buscar uma esposa para ele entre sua parentela em Harã.

-  A mesma forma, Jacó tomou suas esposas de entre esta mesma parentela, e não dos moradores da terra onde ele habitava com sua família. Esaú, que nunca teve coração voltado a Deus, casou com moradores da terra onde habitou, foi levado à idolatria e os descendentes dele tornaram-se inimigos de Deus e seu povo até o dia de hoje. 

-  Jacó e seus descendentes se mudaram para o Egito para escapar da seca e fome na terra prometida. Este povo ficou ali por pouco mais de 400 anos, e se tornou um povo escravo, que após sofrer terrivelmente nas mãos dos egípcios finalmente apelou para Deus por livramento.

- Deus não livrou Israel da escravidão dentro do Egito (um tipo do mundo), mas o livrou por tirar de lá, e o levar para uma terra prometida séculos antes para Abraão e seus descendentes.  Israel, que na Bíblia serve de antítipo da Igreja do Senhor há de ser salvo fora do mundo. "Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei..." (II Coríntios 6:17)

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia:  Cuidado com a tentação; quanto mais vê dela, melhor ela parece.