>
 

Não Ameis

Parte II

     "Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo.  Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente." (I João 2:15-17)

    Para definir melhor o que Deus quer que a gente não ama, damos a definição de "mundo": a vida em sociedade; mundanidade ('valores materiais', 'superficialidade'), este planeta, ou parte dele, caracterizado por seus habitantes e costumes, em sua evolução, ou em um determinado período, o que se integra em determinado âmbito. Em outras palavras o mundo ao qual as Escrituras se referem é o sistema do mundo, suas vaidades, entretenimentos, vícios e etc.

     Em devocional anterior, foi descrito como Deus sempre quis um povo separado e exclusivo para Ele. Procurou estabelecer regras que definiriam seu povo; comportamento, hábitos alimentares, modo de adoração, ausência de ídolos e objetos de adoração, entre muitas outras coisas. Deus não queria que seu povo se misturasse com as nações mundanas e idolatras em volta. A extrema idolatria destas nações encheu o cálice da ira de Deus, e por esta razão ele ordenou a destruição deles. Israel não obedeceu a Deus, deixando muito destes povos sobreviver. Estes povos nunca abandonaram sua idolatria, e futuramente Israel começou a adotar as idéias deles acerca de Deus e religião, adorou seus deuses feitos com as mãos de homens e chegaram a oferecer seus filhos vivos como holocaustos a estes deuses. A história, quando lida e entendida com seus pormenores, é triste, muito triste. Deus se abominou do seu povo escolhido, mandou-lhes numerosos profetas para alertar acerca das sérias consequências de sua constante desobediência, mas estes profetas não foram ouvidos, e eventualmente mortos, pois o povo não quis ouvir mais suas mensagens.

Salomão foi um rei que começou seu reinado bem, mas acabou mal, muito mal. No final da sua vida ele a analisou  e chegou às seguintes conclusões: Sua riqueza - vaidade, sua vida sexual com centenas de mulheres - vaidade, sua fama - vaidade, sua extraordinária sabedoria - vaidade e a conclusão final pode ler em Eclesiastes 2:11: "Considerei todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também o trabalho que eu, com fadigas, havia feito; e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento, e nenhum proveito havia debaixo do sol." (Leia Eclesiastes 2:1-11) Este resumo é o testemunho de homem que propositalmente se pôs a experimentar todos os prazeres conhecidos pelos seres humanos. Sua conclusão era que tudo não passava de vaidade.

Salomão encerra seu livro de pregações, que deve ser lido por todos os cristãos nestes dias modernos, com estas palavras: "De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem. Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más." (Eclesiastes 12:13-14)

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: .  "A conformidade com o mundo não pode ser vencida por coisa alguma, a não ser pela conformidade com Jesus". - Andrew Murray.