>
 

Útil Ou Inútil?

            Estamos as vésperas de entrar em um novo ano. Muitos dão grande valor a esta virada de ano, mas na realidade é apenas mais um dia, nada de mágica, nada diferente do que virar a página da agenda de um dia para o outro. Mas, apelando um pouco para as superstições de praxe, abordo um assunto de grande valor para cada pessoa.

            A tendência de muitos é de desvalorizar si mesmos, de pensar que não tem utilidade para ninguém e principalmente para Deus. Acham que a falta de habilidade de cantar, tocar com habilidade algum instrumento de som, pregar, lecionar ou qualquer outra coisa de destaque que não tem valor para Deus e nem para a igreja. Nisto eles se enganam e com isso perdem grandes bênçãos e um futuro galardão de valor diante de Deus.

            Deus não tem inútis! Por que não? Porque Ele lhe encheu do seu Espírito Santo para lhe habilitar para fazer algo de valor para Ele e seu Reino. Não importa sua real ou suposta posição na hierarquia social, você tem valor para Deus. Veja só seu corpo. Se algum membro do seu corpo for removido, há perda para o resto do corpo. É assim no corpo de Cristo, que é Sua Igreja. Quando um membro por timidez, ou por falta de auto-estima não cumpre seu papel ao qual foi designado por Deus, algo falta na igreja. Não precisa ser uma posição de destaque que você venha a ocupar, no entanto tem valor e pode contribuir algo necessário para o corpo todo.

            Você pode pensar que poderia ficar muito bem sem um dos dedos do seu pé. Mas,  pergunta para alguém que sofre de diabete e teve que amputar um dedo, e ele vai lhe dizer que o dedo menor faz falta no caminhar e a realização de tudo que fez antes. Ah, sim...faz mas nunca é com a mesma destreza de antes.

            A próxima vez que está tentado de fazer desculpas por não fazer algo que Deus está lhe chamando para fazer, lembra-se destas pessoas da Bíblia. Todas tinham defeitos! Todas falhavam pelo menos uma vez! Alguns oferecerem desculpas! Mas no final, por ceder a Deus, sua vontade e chamada, elas foram grandemente usadas por Deus, e receberam grandes galardões.

 Noé ficou embriagado.

Abraão era velho demais.

Isaque era um sonhador.

Jacó era mentiroso.

Lia era mulher feia.

José foi abusado.

Moisés era gago.

Gideão era medroso.

Sansão teve cabelo comprido e era mulherengo.

Raabe era prostituta.

Jeremias e Timóteo era jovem demais.

Davi teve um caso extra-conjugal e se tornou assassino.

Elias fugiu e pediu a Deus para morrer.

Isaías pregou nu.

Jonas fugiu de Deus.

Noemi era viúva.

Jó sofre bancarrota.

João Batista comeu insetos.

Pedro negou Jesus.

Os Discípulos dormiram quando convocados para orar.

Marta se preocupou-se com tudo.

A mulher samaritana foi divorciada várias vezes.

Zaqueu era homem pequeno demais.

Paulo era religioso demais.

Timóteo teve uma úlcera.

E... Lázaro estava morto.

            Pára com as excusas agora mesmo! Deus pode usar seu potencial! Lembra-se que você não é a mensagem, apenas o mensageiro!

Adaptação por Philip D. Walmer

Versículo do Dia: "Assim diz o SENHOR, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o SENHOR, o teu Deus, que te ensina o que é útil e te guia pelo caminho em que deves andar." (Isaías 48:17)

Pensamento do Dia: O pessimista reclama do vento. O otimista o espera mudar. O líder ajusta as velas. John Maxwell