>
 

Regras, Leis, Legislações, Códigos e Etc.

            Parece que a vida é sempre controlada por determinações de governantes, pastores, pais, professores e etc. E, no fundo do ser de cada um há sentimentos que se rebelam contra estes controles. Jovens rebelam contra seus pais, motoristas contra as leis do transito, criminosos contra as leis que governam a sociedade e não infrequentemente membros contra seu pastor. Neste úlitmo os membros esquecem o que a Bíblia ordena: "Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros.." (Hebreus 13:17)

            Motoristas frequentemente abusam dos limites de velocidade, furam as sinaleiras, fazem ultrapassagens em lugares impróprios, andam na contramão, andam embrigados, entre outros delitos sérios. Depois quando acontece os ditos acidentes, que na realidade não o são, a imprensa relata que o motorista perdeu o controle do seu automóvel. Pudera, não é? O resultado é danos materiais, a perda de vidas, inclusive a do motorista, vidas precocemente terminadas deixando muitas pessoas privadas de filhos, pais, mães, e outros. Aí reina a tristeza, que acompanha alguns até o sepúlcro.

            Não é diferente na vida espiritual. Alguns acham que podem ignorar as leis de Deus e ainda sair impunes. Ouça a Palavra de Deus: "Há caminho que ao homem parece direito,mas ao cabo dá em caminhos de morte." (Provérbios 14:12) Davi ignorou esta verdade e sofreu terrivelmente por seus pecados, mas depois declara: "A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices." (Salmos 19:7)

            As leis que controlam os motoristas que andam pelas ruas e estradas da nação são boas e feitas para que todos possam andar em segurança e chegar são e salvos ao seu destino. Se um motorista desobedece uma ou mais destas leis e for abordado por um policial, ele nunca pode declarar que não sabia, pois todo motorista tem a obrigação de conhecer e obedecer as leis do transito. Da mesma forma ninguém poderá dizer para Deus que não conheceu Suas ordenanças, pois está tudo muito bem delineado na Sua Palavra. Apelar pelo desconhecimento não funciona com o guarda do transito e tampouco funcionará com Deus que nos deu a Bíblia. Fica muito claro, então, que devemos procurar conhecer a Palavra de Deus, pois por Ela seremos julgados. A lei só pode ser obedecida quando é conhecida, de modo que ela tem que estar dentro de nosso ser: "Agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu; dentro do meu coração, está a tua lei." (Salmos 40:8)

             É triste de ver pessoas, inclusive alguns do ministério, que pensam que as leis de Deus não podem ser aplicadas para eles. Eles, embriagados com sua auto-importância, têm entrado na contramão com Deus e sua vontade, estando propícios de sofrer as consequências da sua desobediência. "Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar." (Tiago 1:25) Conheça e obedeça as leis de Deus para não ser mais um desastre espiritual!

Philip D. Walmer