>
 

Marta! Marta!

      "Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada." (Lucas 10:41-42)

      Estende para a frente quase um ano inteiro; um ano novinho, um ano cheio de esperanças, e de oportunidades. Que palavra maravavilhosa! Oportunidade! Não sei o que você está pensando acerca deste ano, acerca daquilo que quer alcançar durante os 365 dias deste ano. Se quiser um ano sucedido, seria bom começar agora traçar uns planos de ação. O sucesso, seja material ou espiritual, não cairá de uma árvore repentinamente em algum ponto do ano. Sucesso em qualquer empreendimento depende de planos; planos colocados em ação. O que quer alcançar este ano? Já tem planos de como vai alcançá-los? Seus planos são todos em volta das coisas materiais? Ou tem incluído nos seus planos algo no sentido espiritual?

      Jesus visitava na casa de Lázaro, Marta e Maria, seus amigos íntimos. Enquanto Maria sentava aos pés de Jesus para ouvir suas palavras de sabedoria e conforto, Marta se flagelava em cima das lides da casa. Ela finalmente se aborreceu com a situação e reclamou para Jesus, pedindo que Ele mandasse Maria para ajudá-la. Vamos notar cuidadosamente alguma coisa que Jesus falou nestes dois versículos:

1. Chamou Marta de uma forma que chamasse mesmo a atenção dele. Crieo que seria bom para muitos ouvir a voz de Deus desta maneira, como também Samuel ouviu.

2. Disse que ela andava muita inquieta e preocupada. Neste ano você pode andar inquieto e preocupado ou andar com sua fé em alta. A escolha é sua.

3. Disse ainda que a preocupação de Marta era totalmente acerca de "coisas". Isto nos deixa entender que Deus está ciente acerca das coisas que nos preocupam. De se procupar demasiadamente acerca de coisas terrenas não agrada a Deus, pois "coisas" se refere àquilo que é transitório, que não tem valor eterno.

4. Disse que Maria escolheu a melhor coisa, e isto era sentar aos pés de Jesus e aprender Dele. Vejo pessoas, supostamente cristãs, que correm somente atrás das coisas materiais. A conversa delas consiste quase exclusivamente das suas conquistas materiais. Eles ignoram o que a Bíblia diz que: "a boca fala do que está cheio o coração" (Mateus 12:34) Deus, sem dúvida, pergunta onde está a preocupação com as coisas espirituais.

5. Agora Jesus transmite uma verdade tremenda, e isto é que a coisa que Maria escolheu não pode lhe ser retirada. Você limpa casa, mas ela se suja de novo. Prepara comida, e tem que fazer outra vez. Compra as coisas que logo quebram, se desgastam ou logo saem da moda, e aí tem que correr para repor e se atualizar.

      Bem, o ano está a sua frente. O que vai fazer com as oportunidades? Vai dar mais atenção as coisas espirituais? Vai sentar aos pés de Jesus na oração? Vai ler suas cartas de amor para você? Vai dar importância para Ele ou continuar dar todo seu esforço em prol das coisas temporais?

 Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: "Amanhã eu planejo, trabalhar de cedo até tarde. De fato tenho tanto por fazer que precisarei passar uma hora a mais em oração." Martin Luther