>
 

Passar

            "Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes." (Tiago 1:2-4)

            Lendo esta passagem, bem como todo o primeiro capítulo de Tiago, tive a minha atenção chamada para a palavra "passar". Ao longo deste dia tenho meditado naquilo que senti hoje cedo desta passagem.

            A igreja primativa como um todo começou sofrer perseguições não muito depois do glorioso Dia de Pentecostes. Ao longo do tempo, conforme o relato do Livro de Atos, bem o relato histórico secular, esta perseguição intensificou de uma forma não imaginável a nós. Ela não consistiu de apenas palavras, mas era intensamente física e resultou na morte de alguns dos principais líderes da igreja e posteriormente em centenas ou milhares de crentes. Tiago, nesta carta, escreveu para os judeus cristãos espalhados pelo mundo da época para encorajá-los no meio da pior prova da sua fé.

            É notável que ele escreve que estes irmãos devem de ter bom ânimo no meio das provações. Parece um equívoco dizer tal coisa. No entanto, isto serve de prova que os crentes do primeiro século adquiriram uma fé muito forte que superava as emoções das provações. Estes crentes no Senhor Jesus aprenderam não andar meramente pelas emoções, mas verdadeiramente pela fé. Sua crença não dependia dos acontecimentos do momento, do bom ânimo do momento, nem das circunstâncias pelas quais estavam passando. Eles apenderam confiar totalmente nas promessas de Jesus.

            Parece-me que isto não seja a verdade na vida de muitas pessoas hoje em dia. Se elas não recebem as respostas imediatamente após pedir pelas orações, já estão abandonando Jesus e o caminho de verdade e vida eterna. Parece que a fé delas é inconstante, volúvel e nada firme e que não embarcaram pela viagem toda, mas somente até que tudo não transcorre de acordo com suas expectativas. Isto nos faz lembrar de muitos casamentos hoje. Pessoas abandonam tão facilmente seus compromissos... Até a morte nos separa parece não valer mais. No entanto, em nosso relacionamento com Jesus, esta é a regra apesar da nossa avaliação do compromisso assumido em aceitar as bênçãos com as quais Ele nos coroou. Lembra-se das palavras de João em Apocalipse 2:10: "Não temas as coisas que tens de sofrer... Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida." Quantos hoje estão abandonando Jesus, como Judas, por um pouco de coisa material, ou como Demas, que amou o mundo mais que a Jesus.

            Nota que Tiago disse que haveriam de "passar" e não "ficar" nas provações. Parece que o tempo passa e não há alívio das aflições. Provavelmente Paulo pensou assim, mas em um dos momentos mais tristes, depressivos e angustiosos, ele recebeu uma mensagem do Senhor: "A minha graça te basta..." (II Coríntios 12:9) Entendo que sua luta pode ser grande, pode ter durado muito tempo, mas logo tudo passará. "Tendes bom ânimo!"

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: "Triunfos são apenas escadas rolantes para o sucesso." Ann F. Dunn