>
 

Corações Presos

        Um dos textos mais importantes sobre dinheiro encontrado no Novo Testamento faz parte do Sermão do Monte, no qual Jesus ensinou sobre o reino de Deus. Estas foram as Suas palavras: "Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam nem roubam; porque onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração." (Mateus 6:19)

        A fim de não descambar para interpretações extravagantes, é necessário ler estas palavras com muito cuidado, reconhecendo o fato de que toda doutrina falsa começa com uma citação bíblica.

        Se não pudéssemos buscar o equilíbrio em outras passagens, a respeito de riquezas, tesouros e dinheiro, poderíamos cair no exagero de acreditar que Jesus estava condenando qualquer tipo de poupança. Dessa forma, a pessoa que durante dez semanas fizesse uma economia de mil reais por semana poderia ser acusado de estar "acumulando" dinheiro, desobedecendo, assim, àquele preceito do Reino de Deus.

        Será que as palavras de Jesus visam a condenar investimentos, ou se referem a poupança para ajudar os filhos a uma melhora de nível de vida? Será incorrer em grave erro interpretar o nosso texto desta maneira, pois em vários lugares descobrimos que a vontade de Deus com relação a Seu povo é uma vida abundante.

        Jesus citou os três perigos em se ter dinheiro "acumulado" sobre a terra: traça, ferrugem e ladrão. Não seria nada difícil começar a falar em termos de novela sobre a traça e a ferrugem. A traça é aquele bichinho que come a roupa velha e mofada, guardada, esquecida, e que nunca mais viu a luz do dia. Quem já não passou por esta experiência de buscar "aquela roupa", guardada há tanto tempo, e para afinal descobrir que não pode usá-la mais, pois a traça estava almoçando e jantando do seu tecido, inutilizando por completo o que antes servia perfeitamente?

        Enferrujado é o dinheiro enterrado em local úmido, com o pretexto de servir em dia de necessidade. Só que os elementos não o deixam escapar a outro tipo de desvalorização. O ferro ainda que seja o mais duro metal, uma vez enferrujado, para nada mais presta. Seu valor é reduzido na exata proporção do ataque dos elementos.

        Quanto a ladrão, não há necessidade de explicações. Nos dias atuais parece não existir cofre bastante forte, nem banco suficientemente seguro para impedir esta praga de crimes que põem em risco qualquer dinheiro guardado.

        Na igreja de Jesus Cristo, grande parte do povo não acatou as suas ordens com respeito a seu dinheiro. Para ela, muito mais importante é ter os seus bens "à disposição", do que investido no céu. Em consequência disto, os corações terminam por cair nos lugares os mais estranhos, passando a sofrer aquela "desvalorização" que Jesus profetizou.

        Se aceitarmos literalmente o que neste texto Jesus falou, concluiremos que existem muitos seguidores Seus cujos corações estão trancafiados em caixas fortes; empatados em imóveis ou investidos em altos negócios que nada têm a ver com o Reino de Deus, nem as suas necessidades vitais.

        Lembre-se: onde está o seu dinheiro, aí está também o seu coração.

 Pai Para Filho

        Meu avô paterno morreu quando eu contava apenas treze anos de idade. Não o conheci muito bem. Durante as últimas visitas que tenho a meu pai, sempre faço perguntas sobre meu avô, John. Como era ele?Um dia papai foi à biblioteca e dela retirou um caderno, daqueles usados no primeiro ano da escola. Era a agenda diária de meu avô.

        Fiquei fascinado com seus comentários. Palavras escritas incorretamente (Vovô tinha apenas quatro anos de escola), denunciando falhas de gramática que nos fizeram sorrir, mas transmitindo pensamentos sublimes; mencionando pessoas às quais testemunhara ;de Cristo; falando sobre a venda de um belo par de arreios que vendera ao vizinho; ou do dízimo pago por esta venda. Quase que diariamente ele encerrava o relatório com esta frase: "Ainda vitorioso!"

        Ah, que herança maravilhosa recebeu meu pai de seu pai! Herança que transmitiu a mim, a meu irmão e minha irmã. Herança que lego a meus filhos. Isso, sim, é que é herança!

        O que está dando você como herança a seus filhos?

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Os professores abrem a porta, mas você deve entrar por você mesmo." (Provérbio Chinês)