>
 

Faça o Bem

(Séries - Viva o Livro)

               "Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé. (Gálatas 6:10)

            O tamanho do egoísmo que existe no mundo atual é assustador para as pessoas cristãs que realmente querem viver integralmente os ensinamentos da Palavra de Deus. Parece que a filosofia que dirige o mundo é: "O que está nisto para mim?" Para estas pessoas o mais importante é o "eu".

            Assim age o homem que procura relações sexuais sem o compromisso de casamento. Ele deixa para trás um rastro de crianças sem pai e condições de uma vida decente. A mulher que cede para este tipo de relacionamento pensando que vai "fisgar" um homem por ficar grávida dele se engana e exemplifica mais uma vez o egoísmo, e não pensa no bem do companheiro de prazeres e menos ainda na criança que nascerá como fruto do egoísmo. Claramente ninguém pensou em fazer o bem para todos.

            Pelas ruas e estradas é possível ver todos os dias o egoísmo em ação. O motorista excede o limite de velocidade, esquecendo o bem estar dos passageiros do seu carro e os demais motoristas e passageiros pelas ruas e estradas. Alguns se embriagam e dirigem sem pensar em fazer o bem para os demais que ocupam as vias. Estes ignoram as sinaleiras, a sinalização vertical e horizontal, enquanto deliberadamente abusam os direitos dos pedestres que também são obrigados compartilhar uma parte das vias. A pressa deles parece ser o mais importante. É só eles que tem compromisso, que querem chegar em casa ou no serviço?

            Posso traduzir isto para o ambiente da igreja? Existem pessoas que não frequentam mais os cultos, pois tem um conjunto musical que acha dentro dos seus direitos ofender alguns da igreja com seu estilo de música e com o volume dos seus instrumentos, frequentemente tão alto que ninguém consegue entender a letra do suposto louvor a Deus. Sim, falo a verdade. Quando procura corrigir estes excessos o músico dirá: "Mas eu gosto assim." Em outras palavras o mais importante é ele e o que ele quer. Obviamente ele não está aí para servir aos outros, mas a ele mesmo. Ele nunca pondera se está servindo a Deus em servir sua congregação de uma maneira que agrada a todos. Egoisticamente faz o que lhe agrada sem jamais pensar nos outros.

            Existem ministros com uma atitude semelhante. Em vez de empenharem-se em servir aos outros, visam a igreja apenas como fonte de renda e bem estar para eles. Encorajam o dízimo, as ofertas e outros donativos, visando seu crescimento social e não a expansão da igreja e o resgatar e salvação de almas. Pensam toda vida em ocupar cargos de susposta importância, enquanto ignoram o real ministério ao qual alegam ser chamados por Deus.

Jesus testemunhou que não veio para ser servido, mas para servir.(Mateus 20:28) Segue os passos Dele e O agrada por fazer "o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé. Viva o Livro!

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: É transformador de vida para saber que se desejamos, podemos ter este poder em oração.