>
 

Faça o Bem - II

(Séries - Viva o Livro)

                "Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé. (Gálatas 6:10)

            Em devocional anterior abordei deste mesmo assunto. É um assunto muito importante, pois lembramos que Jesus veio para fazer o bem, e fez, apesar de ser rejeitado. Devemos caminhar nos seus  passos, tendo a mesma obrigação de fazer o bem. Examinamos o que as Escrituras tem a mostrar-nos acerca deste viver importante:

1. Devemos fazer o bem a todos, sejam da mesma fé, crença, credo ou não. A razão é que só podemos mostrar a Cristo quando fazemos o bem. Cristo nos mostra isto. Ele estendeu a mão para curar e operar milagres na vida de qualquer um, seja seguidor Dele ou não. Não mostrou qualquer partidarismo no dispersar de bênçãos.

2. Ademais Paulo declarou que devemos dar atenção especial para as pessoas que são da família de fé. Enquanto não deixamos de mostrar o excelente espírito de Cristo a todos, existe um dever de providenciar através de atos de bondade, amor e consideração específica as necessidades, em todos os sentidos, das pessoas que são da mesma família de crença.

3. Lembra-se que o crente não pode praticar o mal e ainda esperar receber o bem. (Romanos 3:8) O homem, qualquer que seja, sempre receberá o fruto daquilo que semeia. "Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará." (Gálatas 6:7)

4. Não podemos esperar que seja natural praticar o bem, que é qualidade hereditária. Paulo declara: "Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo." (Romanos 7:18) Paulo reconheceu que no seu corpo de carne não habitava qualquer bem. Todos são obrigados admitir a mesma coisa. Habita em nós naturalmente todas as obras da carne. (Gálatas 5:19-21) Paulo declarou que a vontade está presente nele, mas não o poder de efetuar a obra. Nisto devemos reconhecer a necessidade de estar cheio do Espírito Santo, e isto não pode ser o confiar numa experiência de anos atrás, mas de ter a certeza de estar atualmente cheio do Espírito Santo. Somente assim seja possível cumprir o que a Bíblia nos manda (não surgere) fazer.

5.  Paulo, reconhecendo a dificuldade de cumprir a ordem da Palavra, fala que precisamos: "...esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens..." (Romanos 12:17)

6.  Há de surgir situações nas quais seja difícil e quase impossível para fazer o bem. "Estamos orando a Deus para que não façais mal algum, não para que, simplesmente, pareçamos aprovados, mas para que façais o bem, embora sejamos tidos como reprovados." (II Coríntios 13:7)

7.  Ouve Tito aconselhando as mulheres: "...sejam mestras do bem..." (Tito 2:3)

8.  O escritor de Hebreus roga que Deus: "vos aperfeiçoe em todo o bem, para cumprirdes a sua vontade, operando em vós o que é agradável diante dele..." (Hebreus 13:21) Viva o Livro!

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Nunca diga: "Eu não posso"; sem dizer também: "Ele pode".