>
 

Render Graças

(Série - Viver o Livro)

            "Bom é render graças ao Senhor e cantar louvores ao teu nome..." (Salmos 92:1)

            A Bíblia profetiza que nos últimos tempos os homens seriam ingratos. (II Timóteo 3:2) Não é necessário ouvir muita conversa até descobrir que de fato vivemos nos últimos tempos, pois nunca antes se ouvia tantas expressões de ingratidão como atualmente. É quente demais ou frio demais. É chuvoso demais ou seco demais. Assim vai os comentários acerca de tudo que envolve a vida. A insatisfação reina suprema, ao ponto de achar que o mais ardil reclamador é o mais aceito e aclamado.

            É interessante notar como o ensinamento da sociedade moderna, por exemplo ou palavra específica, contraria os ensinamentos da Palavra de Deus. Parece que a tendência é achar o que está errado, o que não agrada ou qualquer outro motivo para queixar da vida e seus desafios. Seria ainda mais interessante saber quantos males vem para o corpo e a mente das pessoas que passam sua vida toda só lamentando e queixando da vida. Não há dúvida que a atitude afeta, e seriamente, a saúde da mente e do corpo. Quem sabe que alguns dos antigos já descobriram isto, passaram bons conselhos para os dias atuais, mas por serem contidos na Bíblia foram esquecidos ou rejeitados propositalmente. É triste que a Palavra de Deus e seus valiosos conselhos são rejeitados por que os homens recusam se submeterem a Deus, preferindo seus supostos prazeres em vez dos benefícios prometidos para qualquer que obedece a Deus.

            Davi declara que é bom render graças a Deus. Bom? Sim, bom! Não faz mal nenhum, mas em vez disto faz bem, bem para nossos corpos, mentes, almas e o relacionamento com Deus. Se você for pai ou mãe, gostaria que seus filhos reclamassem de tudo que faz para eles? Creio que não! No entanto é isto que Deus está sempre ouvindo dos seus filhos, dos seus súditos. Será isto a razão das catástrofes que acontecem em voltam do mundo? Será que Deus se aborreceu de tal maneira com as reclamações constantes que resolveu mandar um pouco do ruím mesmo para o mundo aprender que deve render graças a Ele?

            Ser agradecido não é algo que vem naturalmente para o ser humano. É necessário aprender ser agradecido, o praticar conscientemente e diariamente, até nas mínimas coisas. Agradece a Deus pela chuva, pelo sol, pelo vento, o calor e o frio. Agradece a Deus pela sua moradia, ainda que seja simples, pois há tantos que não têm. Agradece a Deus pelo alimento, ainda que seja no meio de pessoas que não pratica isto. Agradece a Deus pela vestimenta, lembrando aqueles que não a tem. E vai achar muito mais...

            Agradece a Deus pelo perdão de pecados que Ele oferece gratuitamente, pelo Espírito Santo que habita no seu ser, por suas promessas, misericórdia, bondade, e esperança. Ah! A lista é infinita e inexaurivel: "Todo ser que respira louve [agradece] ao Senhor." (Salmos 150:6) Mude sua vida! Seja sempre agradecido! Viva o Livro!

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Meros louvores não conduzem ao aperfeiçoamento necessário.