>
 

Compassivos

Série - Viva o Livro

            "Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou."(Efésios 4:32)

            Para seguir nos passos de Jesus, e agradar a Ele com nossas vidas transformadas por Ele, é requerido de nós ser compassivos. Jesus foi compassivo como vamos descobrir por analisar as Escrituras. Ele foi duro com os hipócritas religiosos, mas com o povo sempre foi compassivo.

            Compassivo = que tem ou revela compaixão; que se compadece; condolente.

            Compaixão = sentimento piedoso de simpatia para com a tragédia pessoal de outrem, acompanhado do desejo de minorá-la; participação espiritual na infelicidade alheia que suscita um impulso altruísta de ternura para com o sofredor.

            Foi exatamente estas qualidades que Jesus demonstrou quando ministrava ao povo. Em um incidente foi informado que o povo que ficou três dias ouvindo seus ensinamentos não tinha mais nada para comer e estava com fome. Ele imediatamente providenciou milagrosamente alimento para todos. Em outro lugar a Bíblia recorda que Ele curou a todos que vinham a Ele. Jesus dormia tranquilamente durante uma tremenda tempestade, mas ao perceber o medo dos seus discípulos, acalmou-a. Em outra ocasião ficou para trás enquanto os discípulos remavam de volta para o outro lado do mar. Ao perceber suas dificuldades com uma tempestade, veio ter com eles, caminhando sobre as águas.

            Nem a morte escapou sua atenção. Ressuscitou o filho da mulher de Naim, bem como Lázaro, irmão de Marta e Maria. Ao chamar seus discípulos deixou claro que não seria fácil O seguir, assim mostrando preocupação com eles. Ao ler acerca da vida Dele nos Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João vai descobrir um Jesus compassivo.

            Seus últimos atos demonstram ainda mais acentuado sua compaixão para com um mundo perdido, pois morreu para preparar um meio para todos serem salvos. Vendo que este mundo jamais forneceria morada satisfatória para seus súditos, prometeu uma morada permanente e maravilhosa para os fiéis. (João 14:1-3)

            Jesus necessita de representantes Dele no mundo; pessoas com boa vontade para mostrar ao mundo o verdadeiro espírito de Cristo. O mundo jamais conhecerá o verdadeiro Jesus a não ser através de você. Você é quem vai Lhe representar e demonstrar. Cabe a cada um analisar sua vida, suas ações no dia a dia para ver se está sendo um representante fiel do Cristo que lhe salvou.

            Havia frequentes oportunidades durante o ministério de Jesus quando Ele podia ter revidado, pois estava sendo ultrajado demasiadamente. Mas foi profetizado que Ele não faria isto e de fato não fez, nem quando foi falsamente acusado durante um julgamento falso e com testemunhas mentirosas. Da mesma forma, o cristão de hoje, no meio deste mundo que até o odeia, será ultrajado e terá vontade de exigir seus direitos. Mas, se seguimos nos passos de Jesus, mostraremos compaixão com os ignorantes do plano e vontade de Deus para eles. Posso lhe garantir, que como Jesus, ganhará muito mais por seguir Seu exemplo do que se entregar a vontade da sua carne. Viva o Livro!

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Dê para alguém que não pode lhe repagar.