>
 

Perdoando-vos

Série - Viva o Livro

            "Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou."(Efésios 4:32)

            Apesar de ter recebido o perdão não merecido de Deus por nossos delitos, pecados e transgressões de Suas leis, perdoar aos outros é provavelmente a coisa mais difícil para o cristão. O fato é que a maioria quer vingança e falam frequentemente em "colocar tudo em pratos limpos". Não se aflige por sentir todo tipo reação ao ser ultrajado, pois tais sentimentos são normais para qualquer ser humano. Perdoar não é fácil, e é mais atribuido aos poderes divinos do que aos poderes humanos. No entanto, precisamos nos lembrar que fomos transformados de uma criatura carnal para ser uma nova criatura espiritual, isto pelo poder de Deus, portanto devemos poder mostrar esta transformação e agir da forma que nosso Pai Celestial deseja de nós, sendo que herdamos pelo Espírito Santo a sua natureza.

            Perdoar não é somente algo desejável para adicionar à vida cristã, mas algo de suma importância para nossa própria salvação. Veja o Jesus ensinou: "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas." (Mateus 6:14-15) Veja que estas palavras não são meras palavras dos homens, mas da boca do próprio Senhor Jesus Cristo. De certa forma estas palavras podem assustar, e em particular aquelas pessoas que guardam ano após ano as mágoas; recusando perdoar, vivendo em desarmonia com família, amigos, colegas, membros de igreja e etc. Além de causar dano a própria saúde, colocam em perigo sua salvação. Como assim?

            Jesus disse que aquele que não perdoa aos outros, não terá seus pecados perdoados por Seu Pai Celestial. Em outras palavras, não importa quantas vezes pede perdão para Deus por seus delitos, se não tem perdoado aos outros dos seus delitos contra você, seus delitos contra Deus continuam sem perdão, que coloca em perigo sua salvação. Quanta ousadia existe da parte de pessoas que reivindicam o perdão de Deus por suas transgressões, mas ao mesmo tempo recusam ferozmente perdoar os pequenos delitos de outros seres humanos. Bom seria ler com atenção o ensinamento de Jesus com respeito o perdão em Mateus 18:21-35. Jesus finaliza este ensinamento com uma dura advertência que deve ser levada ao coração com toda a sinceridade. Considera também Marcos 11:25-26.

            Creio que chegou a hora para cada um perdoar seu conterrâneo. Permita que eu seja mais específico: Chegou a hora em que os cônjuges se perdoassem mutuamente, para os pais perdoarem seus filhos, para os filhos perdoarem seus pais, para irmãos de carne perdoarem uns aos outros, para pastores perdoarem os membros da sua congregação, para os membros perdoarem seus pastores e líderes eclesiásticos, para membros de congregações perdoarem seus irmãos da congregação, bem como irmãos de outros congregações contra os quais tem qualquer rixa por qualquer motivo.

            Este ato tão difícil de fazer pode lhe libertar dos seus pecados e restaurar seu relacionamento com Deus. Viva o Livro! Viva salva! Viva feliz!

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: Devemos procurar sempre conselho daqueles que nos digam a verdade sobre nós mesmos, ainda que a verdade nos doa.