>
 

Não Há Defeito

"Tu és toda formosa, amiga minha, e em ti não há mancha" (Cantares 4:7)

            Se usarmos este encontro como uma analogia de Cristo e Sua Igreja, então, encontramos aqui que nosso Senhor confirma a beleza de Sua noiva. É como se o pensamento ocorreu para o noivo que aqueles que olham em sua noiva ponderariam se ele tivesse mencionado somente a óbvia fisionomia externa, mas tinha propositadamente omitido alguma menção a algum defeito oculto de deformação ou maculação. Mas ele resume tudo, declarando-a ser universalmente e inteiramente bela e sem qualquer mácula. Uma mancha pode ser removida e é o mínimo que pode desfigurar a beleza; mas mesmo a partir da menor presença do pecado, o crente é entregue à vista do seu Senhor.

            Se ele tivesse dito que não existia nenhuma cicatriz horrenda, nenhuma deformidade horrível, nenhuma úlcera mortal, teríamos sido maravilhados; mas quando ele declara aqui que ela está livre de até mesmo da menor mancha, todas as demais formas de maculação estão incluídas, e a profundidade da maravilha é aumentada.

            Observe que Jesus Cristo não tem nenhuma disputa com seu cônjuge. Ela muitas vezes peregrina longe dele, e o Espírito Santo lamenta o ocorrido, Ele não permite suas falhas afetar o seu amor. Ele freqüentemente a confronta, mas é sempre com ternura e  com as melhores intenções de afeto. Não há nenhuma recordação da nossa insensatez. Ele não mantém um registro de nossos males. Mesmo quando nós nos aborrecemos por aquilo que ele nos permite sofrer providencialmente, ele conhece muito bem demais nossos corações levianos e não se ofende com  nosso mal comportamento.

Adaptada de Morning and Evening