>
 

Tentações e Problemas

 

            "Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar." (I Coríntios 10:13)

            Você que tem lido sua Bíblia assiduamente conhece a passagem do texto acima, mas com muito dificuldade pode acreditar na sua promessa quando caminha pelos vales de problemas, desanimo, e desafios maiores, aparentemente, que sua pequena fé. Há vezes quando parece que a escuridão em volta e os constantes ataques jamais cessarão. No entanto, é necessário se lembrar que Deus não pode mentir e que Suas promessas são verdadeiras e que não falham, ainda que demore a si cumprirem.

            De alguma forma é necessário chegar ao ponto de poder viver acima das circunstâncias, e situações que se apresentam no decorrer da vida. Na época em que Paulo escreveu o livro aos Efésios uma perseguição da igreja e seus membros já estava em andamento e ele estava na prisão. No capítulo seis ele usa palavras de incentivo para os Efésios que tanto sofriam:

√  "Fortalecer-vos no Senhor e na força do seu poder." (v. 10)

√  "Revestir-vos de toda armadura de Deus." (v. 11)

√  "Tomar toda a armadura de Deus." (v. 13)

√  "Havendo feito tudo, permanecer firmes." (v. 13)

√  "Orar em todo tempo no Espírito." (v. 18)

            Aí, amado crente, você tem uma receita para sucesso na sua caminhada com o Senhor. Nota que a força pertence ao Senhor, bem como a armadura, e que deve orar no poder que Seu Espírito providencia. Em tudo é Deus que faz a obra. Vitória não vem por intermédio do esforço humano, mas exclusivamente por meio do poder que Deus fornece aos seus fiéis servos.

            É bom olhar para as palavras de Habacuque: "Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente." (Habacuque 3:17-19) Quando tudo está dando errado, o segredo é aplicar a receita acima e, em vez de reclamar da situação existente, concentrar na grandeza de Deus, e O louva com alegria, sabendo que ainda que as circunstâncias da vida são muito contrárias, a sua salvação pode permanecer intata e garantida por meu de Jesus Cristo que tanto lhe ama.

            Você não é o único a andar triste e chorando, pois tem acontecido ao longo da história do homem. Ouça as palavras de Isaías 61:3: "... pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado..." No meio da luta pela qual passa, peça a Deus para lhe dar a veste de louvor, pois muito mais pode ser alcançado por louvor, do que por lamentações.

Philip D. Walmer