>
 

Instruções Para Um Novo Ano

Número 4

 

            "Regozijai-vos sempre." (I Tessalonicenses 5:16)

            Ao entrar num ano novo, todos reconhecem que adiante há muitas coisas desconhecidas. Ninguém tem como conhecer o futuro. Diante deste fato é legítimo perguntar como é que alguém poderá regozijar-se sempre. Poderá haver desafios na área de saúde. As finanças poderão sofrer reversos, deixando sérios desafios. A vida espiritual poderá também sofrer desafios enormes.

            É válido lembrar que quando Paulo escreveu estas palavras, que uma tremenda perseguição da igreja já se iniciou. O sofrimento era terrível. Não foram poucos que pagaram por sua fé resoluta com suas próprias vidas. Famílias foram desoladas, havia vezes quando famílias inteiras foram levadas para morrer rasgadas pelos leões famintos. E, no decorrer de mais algum tempo, a perseguição tomou rumos que o mundo jamais viu anteriormente. Apesar disto, as palavras do Apostólo Paulo ecoaram entre as próximas vítimas: "Regozijai-vos sempre." Parece ser um pedido absurdo, uma falta de encarar a realidade do lado emocional de qualquer pessoa. Alguém diria que Paulo perdeu o juizo, e que lhe faltava o poder de reconhecer que tais desafios e sofrimentos não podiam proporcionar razões para regozijar-se.

            O segredo nisto, e não tenho a coragem, nem a petulância dizer que eu cheguei, mas há na experiência cristã um lugar onde alcançamos uma medida de fé, uma crença tão forte nas promessas de Deus, que as coisas desta vida e a questão de morte não afeta a pessoa como é o caso quando pensa puramente do lado carnal. Veja algumas declarações bíblicas que talvez ajudem para entender de que posição Paulo escreveu:

            "Temos, portanto, sempre bom ânimo, sabendo que, enquanto no corpo, estamos ausentes do Senho; visto que andamos por fé e não pelo que vemos. Entretanto, estamos em plena confiança, preferindo deixar o corpo e habitar com o Senhor." (II Coríntios 5:6-8) Quando alguém vê tudo desta maneira (pela fé) é possível ficar até animado com a possibilidade de morrer no Senhor.

            "Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro." (Filipenses 1:21) Ameaçar uma pessoa com esta fé é um exercício em futilidade, pois vê mais lucro em partir para estar com o Senhor do que permanecer nesta vida sofrida.

            "Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda." (II Timóteo 4:8) É difícil, senão impossível, desanimar uma pessoa que tem alcançado uma vista do que lhe espera por estar presente com o Senhor.

            "Uma vez que Cristo, de qualquer modo, está sendo pregado, quer por pretexto, quer por verdade, também com isto me regozijo, sim, sempre me regozijarei." (Filipenses 1:18)

            "... regozijando-me e verificando a vossa boa ordem e a firmeza da vossa fé em Cristo." (Colossenses 2:5)

            "Não obstante, alegrai-vos, não porque os espíritos se vos submetem, e sim porque o vosso nome está arrolado nos céus." (Lucas 10:20)

            Está vendo? Há muitos motivos para você se regozijar, apesar das circunstâncias adversas da vida. Pratique isto para o bem de sua alma!

Philip D. Walmer