>
 

Instruções Para Um Novo Ano

Número 5

 

            "Não desprezeis as profecias..." (I Tessalonesenses 5:20)

            Muitos não entendem corretamente a palavra "profecia". Para a maioria a profecia é o predizer, isto é de falar antecipadamente acerca de eventos que estão por acontecer em algum momento no futuro. Em parte isto pode ser a verdade, mas na maioria das vezes a profecia é algo bem diferente do que muitos pensam.

            Quando se trata dos profetas do Antigo Testamento, é fácil reconhecer que se refere a pessoas que pregam para o povo acerca do pecado e o que seria o resultado do mesmo. É muito claro que no meio da sua pregação há referências aos eventos que acontecerão alguns séculos pela frente. É o consenso geral de eruditos em estudos bíblicos que de modo geral os profetas ao proferir estas palavras acerca de eventos futuros, não tinham a mínima idéia de que realmente se tratava. Por isso, quando as profecias foram cumpridas, o povo da época não as reconheceu como profecias cumpridas. Eis a razão por que a maioria não reconheceu Jesus quando veio em cumprimento as profecias oferecidas centenas de anos antes.

            Agora, Paulo escreve admoestando seus ouvintes para não desprezar as profecias. Com isto ele deixou claro que não era aconselhável ignorar ou desprezar as pregações. Jesus falou com João no livro de Apocalipse e se referiu aos pastores das igrejas locais como os anjos das igrejas. Em outras palavras, a posição deles na igreja era muito importante.

            Em primeiro lugar quero admoestar os ministros para levar muito a sério seu lugar diante da congregação da qual é responsável. Estes têm uma responsabilidade de orar para que Deus possa os guiar para entregar a mensagem que Ele, o Sumo Sacerdote da Igreja, quer que seja pregada. Infelizmente não são poucos que depende de habilidade natural para pregar e entregar à congregação o que eles acham apropriados. Isto jamais resolverá os desafios da igreja e seu povo. O ministro sério e responsável não somente passa bastante tempo em oração, mas também no estudo da Palavara de Deus e na leitura de bons livros. Quando seu conhecimento adquirido pela sua própria diligência nos estudos recebe a unção do Espírito Santo como resultado da oração, pode esperar que coisas maravilhosas, coisas apostólicas, acontecerão e a igreja viverá um ambiente constante de avivamento.

            Se você como membro de igreja com pastor espiritual, ungido por Deus e que transmite o que recebe de Deus, é aconselhável que você dê toda atenção a sua pregação; guardando-a no coração e pondo-a em prática. Não despreza o que o homem de Deus entrega para a congregação. Espaço não permite que eu elabore as muitas maneiras pelas quais é possível desprezar a pregação da Palavra, mas são muitas e eficazes para afastar você do caminho da verdade e salvação.

            Eu olho para traz com muita tristeza, pois me lembro as muitas vezes que com lágrimas, com unção, com muito pesar de alma, preguei e podia ver visivelmente que a minha pregação estava sendo rejeitada por alguns. Onde estão hoje? Muitos estão de volta nos caminhos do pecado, enquanto outros, infelizmente, morreram sem esperança. "Não desprezeis as profecias..."

Philip D. Walmer