>
 

Instruções Para Um Novo Ano

Número 6

 

            "... julgai todas as coisas..." (I Tessalonicenses 5:21)

          Quantas vezes você ouviu alguém dizer: "Você não pode julgar." Como assim? Você não acabou de ler que deve julgar. Mas, tome cuidado! Esta pasagem diz que deve julgar "as coisas". O problema normalmente é que pessoas querem julgar outras pessoas, mas não é isto que a escritura diz.

            Há uma grande diferença entre julgar coisas e julgar pessoas. Em primeiro lugar, ninguém foi constituído como juiz das pessoas. Você pode citar de memória João 3:16. Mas pode citar o versículo 17 que diz, referindo-se ao próprio Senhor Jesus Cristo? "Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele." Se Jesus não foi enviado para julgar o mundo, bem que merecia; por que é que alguma pessoa, de posição muito inferior, que não conhece os corações como Jesus conhecia, pode se achar em condições de julgar outros?

             No entanto a escrtitura diz que as coisas devem ser julgadas. Isto é algo muito mais fácil e cabe ao ser humano fazer com bastante presteza. Há algo em nosso mundo que merece uma análise profunda, e isto é o conteúdo de muitas mensagens supostamente evangélicas que se ouve por aí. É fácil julgar estas coisas, pois a Palavra de Deus é o estandarte, a autoridade única e infalível, e é esta Palavra que deve ser usada para julgar estas coisas. É sua autoridade e não deve ter receio de julgar pregações, ensinamentos, testemunhos e outras coisas tais de acordo com esta Palavara infalível e autoritária.

          Nem sempre é possível e nem aconselhável levantar a voz contra o erro, pois gera conflito, e normalmente o tempo revelará se aquilo que foi oferecido por verdade é de fato o que foi promulgado de ser. Contudo, usando a autoridade do verdadeiro filho de Deus e tendo a unção do Espírito Santo, deve declarar a verdade da Palavra, mas não com espírito de contenda, mas sempre com amor, longanimidade, bondade e mansidão.

             O trabalho principal que cabe a você é o julgar das coisas e discernir entre a verdade e a mentira, ou distorsão da mensagem verdadeira. Você julga as coisas pela Palavra e pela a unção do Espirito para não ser enganado e levado por um caminho que lhe levaria a perdição.

          Aprenda a lição da tentação de Eva, que por sua vez levou seu esposo a participar do seu pecado. Satanás chegou para ela de uma forma sutil, por uma criatura que naquela época era linda e atraente. Esta citou a ordem de Deus, mas com uma pequena diferença, uma torção, que fez Eva olhar para o fruto da árvore. Ela o desejou, apanhou e deu para seu esposo e assim o pecado entrou no mundo. Assim, por palavras sutis e enganosas entra o erro e pecado na vida do crente desatento.

         Quando Jesus foi tentado no deserto (Mateus 4) Satanás mais uma vez usou a Palavra, só que não A usou corretamente. Jesus, conhecedor exímio da Palavra se defendeu com o uso correto da Palavra e não cometeu pecado. Você, com a unção do Espírito e conhecimento da Palavra, pode muito bem julgar as coisas, e assim não permitir que o pecado entre na sua vida e a da sua família. Não tenha medo, nem receio para julgar as "coisas".

Philip D. Walmer