>
 

Instruções Para Um Novo Ano

Número 7

 

            "retende o que é bom..." (I Tessalonicenses 5:21)

            A segunda parte do versículo vinte e um é tão importante quanto à primeira parte. Podendo julgar todas as coisas pela Palavra e a direção do Espírito Santo, é determinado o que é bom e agradável a Deus e o que é considerado não aceitável. Tendo feito a diferença, o crente sábio e fiel descartará o que desagrada a Deus; seguindo a instrução acima.

            A Bíblia é repleta de exemplos em ambos os lados do espectro, isto é do lado bom e do lado ruim. Por exemplo, de certa forma Eli foi um sacerdote bom apesar de falhar em determinados pontos. No entanto, os filhos dele não reteram o bom exemplo de moralidade que ele deixou. Eles viviam vidas dissolutas, sem qualquer moral. Comentei com minha esposa que nós estamos vendo a terceira geração de pessoas que ganhamos para Cristo. A primeira geração de pessoas servia a Deus com alegria, pois elas foram libertadas dos vícios e escravidão do pecado. A segunda geração não seguia nos passos do pecado e, portanto não sentiram o alívio da libertação como no caso dos pais. Agora a terceira geração está dando sinais que não pretende servir a Deus como seus avós; sendo suscetíveis às tentações dos prazeres do mundo. Isto é muito preocupante. Não precisa ser assim. Em I Timóteo 1:5, Paulo fala com respeito do seu filho na fé, recordando que ele estava permancendo na fé, e que ele era justamente a terceira geração.

            Quando pelo poder das Escrituras e do Espírito Santo é determinado o que é bom, o crente dever fazer um esforço muito grande para reter o bom que procede de Deus, ou diretamente ou pela Palavra Dele. Davi era, de certa forma, conhecedor das Escrituras, mas por falta de cuidado não reteve as palavras e conselhos bons que conhecia desde a sua infância. Por isso, acabou cometendo um grande pecado de adultério, e quando estava por ser descoberto, cometeu um pecado ainda maior com o assassinato por encomenda do marido da mulher adúltera. Após a revelação destes grandes pecados que não só refletiam pessoalmente na vida dele, mas em sua família e na nação. Teria sido muito diferente para muitas pessoas se Davi tivesse retido o que é bom. O reconhecimento do seu pecado, seguido por um profundo arrependimento (Salmos 51), resultou numa grande mudança pessoal que ele descreve desta forma: "Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti." (Versão Atualizado) "Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti." (Versão Corrigida e Melhores Textos) (Salmos 119:11)

            O memorizar (decorar) da Palavra de Deus é o primeiro passo para reter o que é bom. Neste ano, você deve propor consigo mesmo que lerá a Palavra de Deus como nunca antes, reconhecendo que Ela é a única fonte confiável daquilo que é bom. Você não pode memorizar o que não lê. Não pode reter o que nunca aprendeu. Leia a Palavra e A retém por amor da sua alma e as dos seus familiares.

            Philip D. Walmer