>
 

Instruções Para Um Novo Ano

Número 8

 

            "abstende-vos de toda forma de mal." (I Tessalonicenses 5:22)

            Caso você não entende o verbo "abster" aqui está a definição: 1. privar(-se) do exercício de qualquer função ou direito; impedir(-se). 2. não aceitar; recusar, rejeitar. 3. deixar voluntariamente de usufruir ou participar (de alguma coisa); abdicar de, abrir mão de.  4. deixar de fazer, de agir, de intervir; conter-se, refrear-se. Este verbo tem uma definição grande, abrange muito do comportamento humano e no texto acima deixa bem claro o que o crente deve fazer com o mal que existe tão abundantemente na sociedade de hoje.

            No contexto dos estímulos sociais atuais a pessoa que não procura ser espiritual e atuar por uma força espiritual interior, há de ter um procedimento que não agrada a Deus e com isso colocar si mesmo em possição contrário à vontade Dele. Direi que não é fácil seguir a orientação do texto e que é impossível cumprir esta orientação sem que a vida esteja cheia do Espírito Santo.

            É impossível que eu faça uma lista de todo mal que existe no mundo, no entanto os escritores bíblicos fizeram um excelente trabalho neste sentido, embora que vivessem tantos séculos antes de nós. Veja a colocação de Paulo em Gálatas 5:19-21: "Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam." Todas estas coisas fazem parte do mal.

            Talvez as palavras escritas a igreja de Éfeso nos ajude mais ainda para entender obras más: "Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos; nem conversação torpe, nem palavras vãs ou chocarrices, coisas essas inconvenientes; antes, pelo contrário, ações de graças. Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. Ninguém vos engane com palavras vãs; porque, por essas coisas, vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto, não sejais participantes com eles. Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (porque o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça, e verdade), provando sempre o que é agradável ao Senhor. E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as." (Efésios 5: 3-11)

            Veja conselhos aos Colossenses: "Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; por estas coisas é que vem a ira de Deus [sobre os filhos da desobediência]. Ora, nessas mesmas coisas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas. Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar. Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos..." (Colossenses 3:5-9)

            Nem chegamos ao fim de passagens que assim elaboram acerca do mal. Mas estas dão para o crente sincero onde começar colocar sua vida em dia com Deus e Sua Palavra.

Philip D. Walmer