>
 

Instruções Para Um Novo Ano

Número 9

 

            "Vivei em paz uns com os outros." (I Tessalonecenses 5:13)

            Acabamos de passar a época do Natal, e o desejo de muitos ao findar o ano era de paz no ano novo. Todos desejam paz. Muitos acham que sabem o caminho de paz, mas suas vidas estão tão cheias de si mesmos, desejos próprios, tão autocentradas que não há lugar para pensamentos além deles mesmos, bem como um egoísmo desenfreado.

            A vinda de Cristo foi anunciada "... paz na terra entre os homens..." (Lucas 2:14) Um estudioso me mandou por estes dias um estudo que ele fez no qual descobriu que por pouco tempo antes, quando durante e por alguns anos depois da vinda de Cristo não havia guerras na terra. Isto é muito intessante, pois se torna óbvio que é a presença de Cristo que faz a diferença. Sem Cristo na vida reina o egoismo que sempre produz conflito, até conflitos de grandes proporções.

            Isto se torna assustador, pois de modo geral, há um desejo da parte de muitos de eliminar Cristo do mundo e da vida. É, no entanto, impossível ter a paz sem ter o autor da paz. Quando Cristo é afastado do centro da vida, não haverá paz. Muitos falam em Cristo, mas há poucos que realmente vivem a vida que Ele ensinou, e recomendou. Pessoas querem paz, mas esta dita paz tem que ser sujeito aos critérios deles, que normalmente só favorecem eles mesmos.

            Se Cristo é a paz, se é que a paz vem por meio Dele, se torna lógico que devemos O seguir e não procurar nosso próprio caminho e maneira de fazer as coisas. Pedro disse que: "Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos..." "I Pedro 2:21) Seguindo este conselho podemos entender as palavras em Hebreus 12:14: "Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor..." (Hebreus 12:14) Cristo é a paz e é só no seguir Dele que podemos adquirir a paz na alma.

            No devocional número 8 desta série foi tratado de como é necessário que o crente afasta-se do mal. Pedro trata da mesma coisa em I Pedro 3:11: "aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la." Entenda-se que a paz pode ser alcançada somente quando a pessoa se afasta do mal. Também é necessário reconhecer que a paz não é algo que vem como presente de Natal, lindamente embrulhada com tope e tudo. Não é algo que cai repentinamente do céu. Pedro disse que é algo a ser buscado. Veja novamente o que diz a escritura: "... busque a paz e empenhe-se por alcançá-la." A paz precisa ser buscada e a pessoa que a quer precisa empenhar-se em adquiri-lo. Em outras palavras, para alcançar a paz tem que haver um esforço da parte da pessoa que a quer. Não depende somente de outras pessoas, mas cada um precisa dizer: "A paz depende de mim e eu sou responsável por adquirí-la." Tenha paz no ano novo, mas não esquece que você é responsável por criar o ambiente para ela.

Philip D. Walmer