>
 

Instruções Para Um Novo Ano

Número 10

 

            "Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos..." (I Tessalonicenses 5:14)

            Torna-se cada dia mais claro que esta geração está vivendo o final dos tempos. Tempo não permita que eu elabore acerca dos muitos sinais da vinda do Senhor, todavia as profecias da Palavra de Deus estão se cumprindo com o passar dos dias. O crente que anda firmemente na sua fé se alegra e regozija, pois a sua redenção se aproxima. O percebido, mas sem a salvação se apavora, pois o dia do juizo de Deus está às portas. Todavia, o mais assustador são as pessoas que sem qualquer pensamento acerca da vinda do Senhor ou o juízo final andam insubmissos a Deus e Sua Palavra. Estes correm grande perigo, pois ignoram a destruição iminente.

            O crente verdadeiro está em posição vantajosa, pois é conhecedor das Escrituras e ao mesmo tempo tem o mover do Espírito Santo dentro dele para conduzi-lo pelo caminho correto e alertar acerca dos perigos e a vinda do Senhor. Mas, este não pode simplesmente viver sua vida sem que seja responsabilizado pelas pessoas insubmissas em volta dele.

            Isaias, Jeremias e Ezequiel falam a cerca de serem sentinelas e atalaias no meio do povo de Deus. "Filho do homem, eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; da minha boca ouvirás a palavra e os avisarás da minha parte. Quando eu disser ao perverso: Certamente, morrerás, e tu não o avisares e nada disseres para o advertir do seu mau caminho, para lhe salvar a vida, esse perverso morrerá na sua iniqüidade, mas o seu sangue da tua mão o requererei. Mas, se avisares o perverso, e ele não se converter da sua maldade e do seu caminho perverso, ele morrerá na sua iniqüidade, mas tu salvaste a tua alma. Também quando o justo se desviar da sua justiça e fizer maldade, e eu puser diante dele um tropeço, ele morrerá; visto que não o avisaste, no seu pecado morrerá, e suas justiças que praticara não serão lembradas, mas o seu sangue da tua mão o requererei. No entanto, se tu avisares o justo, para que não peque, e ele não pecar, certamente, viverá, porque foi avisado; e tu salvaste a tua alma. (Ezequiel 3:17-21)

            Eles levaram a sua responsabilidade de alertar o povo acerca da punição vindoura de Deus com seriedade. A mensagem deles não foi popular, de fato acabou em incitar a ira do povo contra eles. Estes e outros fiéis profetas (pregadores) de Deus sofreram terrivelmente por se deixar de ser usados por Deus para alertar o povo. Foram perseguidos, cruelmente mortos e foram considerados como a escória e praga da sociedade. No entanto, a Bíblia declara acerca deles: "homens dos quais o mundo não era digno..." (Hebreus 11:38)

             Da mesma forma, o crente de hoje tem a obrigação de se tornar um atalaia sobre o povo do mundo presente. Não, ele não há de ser popular, mas sofrerá. Se cumprir sua missão por ser divinamente ordenado, será coroado com justiça, mas se falhar será responsabilizado pelo sangue dos que perderam as suas almas. Cumpre sua responsabilidade de admoestar os insubmissos neste ano novo!

Philip D. Walmer