>
 

Instruções Para Um Novo Ano

Número 12

 

            "... ampareis os fracos..." (I Tessalonicenses 5:14)

            Um estudo das palavras "servir", "serviço" revela que o Novo Testamento, apesar de ser bem menor do que o Antigo Testamento, fala muito mais acerca deste assunto. A vinda de Cristo introduziu uma nova ordem que era de que os seus seguidores serviriam uns ao outros. Cristo mesmo deu o exemplo. Ele quis abolir o egoismo, e a mentalidade onde pessoas pensariam apenas em si mesmas, e até prejudicam outros para poder subir na vida e adquirir o que elas almejam. Cristo, falando de si mesmo em Mateus 20:28, declarou: "Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo; tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos." (Mateus 20:26-28)

            Várias pessoas, apesar de ter recebido uma experiência simulante ou igual à sua não têm necessariamente a mesma força de vontade de servir a Deus, nem a mesma força para manterem-se afastadas do mundo do qual foram resgatados. O ambiente do lar, do trabalho ou do colégio podem não cooperar em nada com uma vida cristã. Até a genêtica da pessoa influencia a firmeza de fé. Em outras palavras, no ambiente da igreja, o corpo de Cristo, sempre haverá pessoas que necessitam muito ajuda para servir a Deus fielmente.

            Em Filipenses 2, a partir do versículo 19, Paulo menciona um problema entre os irmãos da igreja desta cidade. Ele tristemente menciona no versículo 21: "pois todos eles buscam o que é seu próprio, não o que é de Cristo Jesus." (Filipenses 2:21) Lamentavelmente parece que é este espírito que assola a igreja de hoje. É desolador ver que este espírito abala a igreja deste século e impede que a obra verdadeira da igreja seja realizada. É claro que este espírito é o do mundo, mas Cristo não quer que seja o da igreja.

            Jesus ilustrou o espírito que deve existir no cristão por relatar a história do bom samaritano. Ele era homem odiado pelos judeus. Mas, ele parou na sua viagem para ajudar um judeu que foi vítima de assaltantes, tirou dos seus bens para medicá-lo, pagou um hotel para ele se hospedar até se recuperar, e ainda deixou claro que caso precisasse mais algo, ele o providenciaria quando retornava por lá. Vários compatriotas do assaltado passaram por ele sem a mínima compaixão.

            Alguns anos atrás, num domingo pela manhã, estava viajando com a minha família para realizar um culto, numa igreja pequena em área rural e ermo do estado de Texas, EUA. Já estava meio atrasado, quando vi poucas centenas de metros a minha frente um carro pequeno capotar várias vezes. Fui o primeiro carro para chegar. Parei e ajudei as pessoas sairem do carro, felizmente e milagrosamente com poucos ferimentos. Por um rádio cidadão, chamei a polícia, ambulância e guincho. Fiquei com eles até que fosse resgatado o carro e as pessoas. Sai da escola dominical para visitá-los no hospital. O pastor e eu fizemos outra visita depois do culto. Mais tarde os levamos para a casa do pastor para almoçar, e depois os colocamos num onibus para retornaram para a cidade de origem. Tudo isto foi feito apesar deles serem mulçumanos.

            Creio que a atitude do bom samaritano que aprendi e apliquei naquele dia faz parte de nosso viver cristão. Neste ano novo vamos amparar os fracos e necessitados.

Philip D. Walmer