>
 

Instruções Para Um Novo Ano

Número 13

 

            "... sejais longânimos para com todos." (I Tessalonicenses 5:14)

            "Não aguento mais!" quantas vezes já ouvimos estas palavras. Não há dúvida que há situações na vida que tiram a gente do sério, que testam a longanimidade que deve fazer parte da vida do crente.

            Devemos lembrar-nos que a longanimidade deve fazer parte da vida cheia do Espírito Santo. Conforme lemos em Gálatas 5:22-23 a longanimidade é algo produzido como fruto do Espírito que habita no ser humano que se encheu do Espírito.

            O que é a longanimidade? O Dicionário a difine assim: Virtude de se suportar com firmeza contrariedades em benefício de outrem; magnanimidade, generosidade. Paciência, resignação com que se suportam contrariedades, malogros, dificuldades etc. Disposição, constância de ânimo; coragem, obstinação. Mais uma vez, como no devocional de ontem, levo sua atenção para Gálatas 5:22 onde é ensinado que esta qualidade é fruto do Espírito. Ninguém pode produzí-lo sem a plenitude do Espírito Santo.

            Certa vez, eu estava perdendo a paciência com um obreiro novo, que não estava seguindo a rigor o esperado de um ministro da Palavra. Não falei nada com ninguém, mas voltando para casa de carro só pensava de como teria uma conversa com ele bem ao pé da letra no dia seguinte. Nem estava orando e comunicando meus pensamentos a Deus. Mas repetinamente Deus me perguntou como eu me comportava quando tinha a mesma idade. Só podia responder a Deus naquele momento, "Está bem, Senhor, não vou falar nada."

            É interessante, não, de como queremos que todos tem bastante paciência conosco em nossos erros, mas queremos cobrar severamente aos outros pelas mesmas falhas? Isto não cabe na definição de coerência! É necessário lembrar-se que com a medida de juizo que julgamos aos outros é o que Deus usará para nos julgar. Está lembrado de Mateus 5:7? "Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia." Não, não estou confundindo as coisas. Longanimidade, misericórdia e paciência são bem relacionadas um com o outro. Amigo, você não sabe quando vai precisar de misericôrdia, de modo que é bom sempre semear bastante desta semente maravilhosa, pois nunca sabe quando precisá-la-á.

            É fácil para pessoas nos vários relacionamentos da vida dizer: "Eu te amo." Mas por examinar suas obras a luz da Palavra de Deus, é fácil questionar se ama de verdade. Parece que este amor é condicionado no comportamento da pessoa. Se sair da espectativa que tem para ela, não há mais amor. Assim acontece nos casamentos, relacionamentos entre familiares, e até entre pessoas que alegam ser transformadas pelo poder de Deus numa experiência de salvação.

            Vamos olhar para o ensinamento de Palavra em relação ao amor. "O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta." I Coríntios 13:4-7) Até chegamos a cumprir estas expectativas de amor, não podemos realmente dizer que estamos sendo longânimos. Que Deus ajude todos nós a ser verdadeiramente longânimos neste ano novo, pois adquirindo esta qualidade estaremos começando nos tornar verdadeiros filhos de Deus.

Philip D. Walmer