>
 

Instruções Para Um Novo Ano

Número 14

 

            "Evitai que alguém retribua a outrem mal por mal..." (I Tessalonicenses 5:15)

            Quando alguém é ultrajado, tratado de forma injusta ou injuriado de alguma forma, a tentação é de fazer justiça com as próprias mãos; isto é, retribuir com a mesma moeda. Basicamente este tipo de comportamento foi permitido sob a lei do Antigo Testamento. Pelo menos em 42 dois lugares nos dois Testamentos a expressão "Olho por olho, dente por dente" é mencionada. No entanto, Jesus veio ensinando um novo caminho; um modo de comportamento que deixou todos atônitos, pois não permitia mais o comportamento anterior de homens e mulheres não regenerados.

            Entre os vários ensinamentos de Jesus no seu Sermão do Monte em Mateus capítulos 5, 6, e 7, Jesus ensinou acerca deste assunto tão polêmico quando disse: "Ouvistes que foi dito: Olho por olho, dente por dente. Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra..." (Mateus 5:38-39) Esta nova maneira de pensar e agir contraria toda a tendência humana. E, mais uma vez, digo que Deus sabia disto, e por isto proporcionou para todos o preenchimento pelo Espírito Santo que seria o único remédio para as tendências carnais do homem.

            Quando tudo é considerado, torna-se mais óbvio que o recebimento do Espírito Santo é mais do que uma bênção a mais ou mera fonte de alegria. É essencial, pois sem Ele, não há como o homem devidamente cumprir as ordenanças de Deus em relação ao comportamento aceitável a Ele. É maravilhoso contemplar que Deus exige muito do homem, mas ao mesmo tempo lhe proporciona o poder para cumprir o que Ele espera dele. O problema de muitos é que não almejam esta experiência, negam a sua existência e, portanto não a recebe. Ou, recebe mas não faz a manutenção dela por intermédio de obras espirituais, tais como a leitura da Palavra, oração e jejum. Desta maneira a experiência torna-se cada vez mais fraca, o poder divino não está mais presente na vida para combater as tendências carnais.

            Jesus ainda ensinou: "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas." (Mateus 6:14-15) Ainda em Mateus 18:35 Jesus tocou profundamente de como devemos perdoar em vez de retribuir mal por mal: "Assim também meu Pai celeste vos fará, se do íntimo não perdoardes cada um a seu irmão.

            Jesus exemplificou seu ensinamento quando na cruz disse: "Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem." (Lucas 23:34)

            Agora ouça Paulo em Romanos 12:17-21: "Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens; se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens; não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito:A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor. Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem." A Bíblia falou!

Philip D. Walmer