>
 

Aprender

    Hoje dia 13 de janeiro de 2012 celebro o meu 71º aniversário. Quando acordei pela manhã, antes de sair da cama, minha esposa cantou parabéns para mim. Depois, ela perguntou para mim: "Que hora você nasceu?" Respondi: "Não sei." Ela replicou: "Como assim, você estava presente."

    Esta conversa fez com que eu refletisse acerca do processo de vida. A gente nasce não sabendo nada. A gente não sabe falar, andar nem mamar. A mãe precisa lhe colocar no peito para que você aprenda se alimentar. Vocês não sabem determinar o ano, o mês, o dia e nem horário, tudo isto você precisa aprender. Com aproximadamente um ano você aprende caminhar. Com mais ou menos dois anos você está iniciando a conversar. Por volta de seis anos você entra no colégio para aprender a ler, fazer cálculos, aprender várias ciências, entre muitas outras coisas que vai precisar ao longo da sua vida. Para efetuar esse processo de aprendizagem necessitará muitos livros didáticos no ensino fundamental, mais livros ainda para o ensino médio e no nível superior ainda mais livros, alguns dos quais são caríssimos. Sem estes livros você jamais poderá aprender o que precisa para sua profissão.
    Infelizmente, muitos saem muito bem nos seus estudos profissionalizantes, mas jamais aprendem viver a vida de forma feliz. Qual é a razão disto? É porque eles ignoram o único didático que ensina qualquer pessoa a viver a vida. Este livro nem é caro, pois em muitos lugares pode ser adquirido por apenas R$ 7,00. Dá para ver que não é questão de custo. Nem é questão de disponibilidade, pois ele pode ser comprado até nos supermercados. O que é que se chama este livro didático? Ele se chama a Bíblia, Bíblia Sagrada, Santa Bíblia, Sagradas Escrituras, entre muitos outros títulos do gênero.
    É possível aprender muitas ciências do mundo, e ainda não saber viver. Deus fez o homem, portanto sabe o que o homem necessita para viver bem, contudo, Ele deu este Livro Sagrado como manual de proprietário de vida. Em conjunto com as ciências todos precisam aprender as muitas lições da Palavra de Deus. Muitos, no entanto ignoram o ensinamento deste livro didático, ou ainda pior rejeitam o livro e seus ensinamentos por completo. Quando a vida dá um grande naufrágio eles não entendem o que aconteceu. Paulo escreveu para seu filho na fé elogiando por ter adquirido a sabedoria que só vem da Palavra de Deus. "... e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus." (II Timóteo 3:15)
De acordo com o versículo acima a sabedoria que proporcionará a salvação da alma só poderá vir através da Palavra de Deus. Você está A lendo? Você está A ignorando? Você está A rejeitando em parte ou em tudo? Meu amigo leitor, aprenda viver como Davi após errar tão horrivelmente. "Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti." (Salmos 119:11) As ciências do mundo podem lhe tornar um bom profissional, mas somente o conhecimento e prática dos ensinamentos da Palavra de Deus podem lhe salvar.


Philip D. Walmer