>
 

Furos Na Cerca

                Certa vez, havia uma menina pequena que possuía um tempera­mento muito mau. Um belo dia, após irar-se outra vez, a mãe dela lhe deu um pacote de pregos e martelo com as instruções de pregar um prego na cerca cada vez que ela se tornava ira­da. A menina concordou, só que no primeiro dia ela foi obrigada pregar 37 pregos na cerca. Durante as próximas semanas, enquanto ela aprendeu controlar seu tempera­mento, o número de pregos fixados na cerca diminuiu aos poucos.

            Ela descobriu que foi mais fá­cil manter a calma do que fixar os pregos na cerca. Finalmente chegou o dia quando ela não perdeu a calma uma só vez no decorrer do dia. Ela conversou com sua mãe acerca disto e a mãe então sugeriu que ela arran­casse um prego cada dia que ela não perdeu a calma.

            Os dias passaram e finalmente a menina pode falar com a mãe que foi possível arrancar todos os pregos. A mãe tomou a menina pela mão e a levou até a cerca. "Você tem feito muito bem, minha filha, mas olha só quantos furos na cerca! A cerca nun­ca mais será a mesma. Quando você fala coisas com ira, as palavras dei­xam uma cicatriz igual a estes furos na cerca."

            Você pode esfaquear alguém e retirar a faca. Não impor­ta quantas vezes você diz: "Perdoa-me." a cicatriz ainda continua no seu lu­gar. Uma cicatriz verbal é tão danosa quanto uma ci­catriz física. Amigos são jóias raras e preciosos. Eles fazem você sorrir e rir. Eles encorajam você para suceder. Eles emprestam seus ouvidos para ouvir-lhe em todos os momentos bons e tristes da vida. Eles compartilham palavras de encorajamento e sempre abrem seus corações para você.

            Não deve ferir e destruir seus amigos com palavras de ira que dei­xarão cicatrizes. Trata eles com a mesma ternura que você gostaria de receber deles ou já recebeu deles. (Mateus 7:12)