>
 

Previsão

       "Mas os homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados." (II Timóteo 3:13)

       Há um velho ditado que diz: "Quer mentir? Falo do tempo." Parece bem certo, pois parece que até os mais entendidos neste assunto estão lutando para acertar o tempo de um dia para o outro. Não é que estou falando mal deles, pois eles estão lidando com algo muito imprevisível.

       Quase sempre lá pelo final do ano, ou o início do ano novo tem pessoas de seitas que procuram adivinhar o que acontecerá no decorrer do ano novo. A não ser que a previsão é muito abrangente, estas pessoas dificilmente acertarão o que está por vir. É necessário entender que o futuro pertence ao Senhor e só ele sabe o que há de ser. Cabe a nós, então, caminhar pela fé. Fé em que? Fé neste único Deus que conhece o futuro.

       Paulo enfrentava situações imprevisíveis, e situações em nada agradáveis. Numa destas, o Senhor apareceu a Paulo e lhe disse: "A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo." (II Coríntios 12:9) Nós, sendo meros humanos não necessitamos saber o futuro. De fato, duvido que saber o futuro seria bom para nós, pois sabendo antemão os desafios que viriam poderiam nos enfraquecer em toda a nossa existência. Da mesma forma que você como adulto guarda determinadas informações dos seus filhos, sabendo que eles não têm condições de lidar com elas. Devemos confiar em Deus da mesma forma, pois há certas coisas que nos deixariam desequilibrados caso as conhecêssemos antemão. Quando repentinamente enfrentamos algo que não esperássemos, podemos ter certeza que a graça de Deus há de ser o suficiente para nós também.

       Agora, há certas coisas acerca das quais podemos saber antemão. Paulo nos alertou falando e escrevendo pela unção do Espírito Santo, prevendo o que aconteceria ainda no sem tempo e no decorrer dos séculos até os nossos dias. Estamos vendo com nossos próprios olhos o cumprimento do texto acima. Cada ano que passa traz mais e mais perversidade, pecado e devassidão. Não é necessário explicar estas coisas, pois todos conhecem pela convivência que temos todos os dias com a maldade da era.

       O que é que devemos fazer em face destes males todos? Ouve a resposta da Palavra de Deus:

"... abstende-vos de toda forma de mal." (I Tessalonicenses 5:22)

"... permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste... (II Timóteo 3:14)

"Não te tornes cúmplice de pecados de outrem. Conserva-te a ti mesmo puro." (I Timóteo 5:22)

"Fugi da prostituição." (I Coríntios 6:18)

"... fugi da idolatria." (I Coríntios 10:14) A idolatria tem muitas formas  diferentes, e o crente deve fugir de todas.

"Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão." (I Timóteo 6:11) Para entender melhor de que deve fugir, leia I Timóteo 6:3-10.

Philip D. Walmer