>
 

Sorvete

"Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Se­nhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar afim que desejais." (Jeremias 29:11)

            Com a chegada de mais um ano, lembrei-me de uma experiência pela qual passei com a "madura idade de 14 anos". Eu pensava que sabia tudo! (Afinal de contas, estava na adolescência e não era mais uma criança!) Durante uma viagem de férias, pedi um sorvete.

            Bem, isso pode não parecer um grande acontecimento - quero dizer, eu costumava pedir sorvetes mesmo quando não estava de férias! E pedia sempre o mesmo sabor: chocolate. Havia outra coisa melhor? Chocolate era meu sabor preferido e toda a família sabia disso. Mas já que eu estava de férias (tempo de mudanças), resolvi pedir algo diferente, mesmo com o receio de não gostar.

            Até hoje não sei por que pedi aquele sabor - menta. Acho que gostei do suave tom de verde, ou talvez alguém o tivesse recomendado. Maravilha! Como foi bom! "A pessoa que o inventou foi um gênio", pensei. Era melhor até do que o chocolate. Deixei de ser uma fã ardorosa do sorvete de chocola­te. Eu havia mudado.

            Agora sou alguns anos mais velha e mais sábia, e entendo que a mudança faz parte dos ciclos na Terra. Nós a observamos no mundo natural, com a mudança das estações. Depois da morte do inverno, a centelha da vida brota em novos botõezinhos. Ao desdobrar-se o verão, vemos as flores em sua ple­na beleza. O outono deixa o mundo com tons mais dourados, antes que mais uma vez o frio do inverno jogue por terra as folhas das árvores.

            Não sei quem foi que começou com a idéia de fazer resoluções de Ano Novo, mas esse é um costume que o mundo aceitou como forma de propi­ciar mudanças drásticas na vida das pessoas, na esperança de que continuem acontecendo ao longo do ano.

            Como cristãos, temos a oportunidade de começar de novo cada dia, e co­meçá-lo com o Criador do Universo. Consegue você pensar em algo melhor do que fazer mudanças diariamente, e não apenas uma vez por ano? Assim como a Natureza passa lentamente de uma estação para outra, também po­demos fazer transições graduais em nossa própria vida.

            Por isso, antes que fique muito para trás este período de festas, costumo aproveitar a ocasião para consolidar aquelas qualidades que aprecio na época do Natal:

* Alegria partilhada com todos

* Espírito de amor

* Sociabilidade entre familiares e amigos

* Interesse pelo bem-estar dos outros

             O reconhecimento do precioso Dom de Deus, Seu Filho, por mim. Se eu me lembrar dessas coisas todos os dias, creio que verei na minha vida aquelas mudanças que ocorrem para o bem. Espero andar mais perto de meu Se­nhor neste ano. Ainda não sei através de quais mudanças o Senhor me conduzirá neste ano, mas tenho certeza de que tudo será melhor do que sorvete dê menta!

Janet Staubach Bottroff

Pensamento do Dia: "O otimista ri e esquece; o pessimista se esquece de rir."