>
 

Tempo Para Um Check-up

"Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice; pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si." (I Coríntios 11:27-29)

Cada ano eu tenho um check-up geral - aquela visita periódica ao consultório do médico onde eu sou picado e cutucado, feito triagem e estudado. É algo que pode ser facilmente temeria, e até ter medo. Não temos certeza que os testes mostrarão nem o que os médicos dirão. Ainda assim, sabemos que precisamos dessa avaliação para entender o nosso bem-estar físico e o que é necessário à medida que avançamos.

O mesmo é verdade espiritualmente na vida do seguidor de Cristo. Precisamos fazer uma pausa de tempo em tempo e refletir sobre a condição de nossos corações e vidas.

Um lugar para um importante auto-estudo é a Mesa do Senhor. Paulo escreveu aos Coríntios, alguns dos quais estavam comendo de uma maneira indigna: "Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice..." (I Coríntios 11:28) Em memória da morte de Cristo por nós, aí pode ter uma clareza de pensamento sensato e compreensão, pois, como nós consideramos o preço que Jesus pagou por nós, é o melhor momento para considerar a condição de nossos corações e nossos relacionamentos. Então, com a compreensão honesta de nosso bem-estar espiritual, podemos voltar a Ele pela graça que precisamos para avançar em Seu nome.

É hora para o seu check-up?

Ao longo da primeira carta de Paulo à igreja de Corinto, ele procurou confrontar, desafiar e corrigir o pensamento inapropriado e procedimento exposto naquela assembléia da igreja. Em 1 Coríntios 11, Paulo especificamente corrigiu os Coríntios por seu abuso da Mesa do Senhor. Através de sua prática de festa durante a Ceia do Senhor, que haviam criado divisões adicionais e facções dentro da família da igreja - especialmente entre os ricos e pobres. "Nisto, porém, que vos prescrevo, não vos louvo, porquanto vos ajuntais não para melhor, e sim para pior. Porque, antes de tudo, estou informado haver divisões entre vós quando vos reunis na igreja; e eu, em parte, o creio. Porque até mesmo importa que haja partidos entre vós, para que também os aprovados se tornem conhecidos em vosso meio. Quando, pois, vos reunis no mesmo lugar, não é a ceia do Senhor que comeis. Porque, ao comerdes, cada um toma, antecipadamente, a sua própria ceia; e há quem tenha fome, ao passo que há também quem se embriague. Não tendes, porventura, casas onde comer e beber? Ou menosprezais a igreja de Deus e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto, certamente, não vos louvo." (vv. 17-22). Não só era a vida da igreja rompida, suas ações não representaram a necessária atitude de auto-exame e reflexão que deveria estar presente quando a Ceia do Senhor é observada. Bill Crowder

Sonda-me, ó Deus, meu coração discernir;

 Prova-me, os meus pensamentos mais íntimos para aprender.

 Ajude-me a evitar o pecado, eu peço,

 Guarda a minha mente durante todo o dia de hoje. - Anônino

Pensamento do Dia: Auto-exame é uma prova da qual nenhum cristão é dispensado.