>
 

Alimente A Si Mesmo


     "Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido. Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.   Por isso, pondo de parte os princípios elementares da doutrina de Cristo, deixemo-nos levar para o que é perfeito, não lançando, de novo, a base do arrependimento de obras mortas e da fé em Deus, o ensino de batismos e da imposição de mãos, da ressurreição dos mortos e do juízo eterno." (Hebreus 5:12-6:2)
        Os filhotes de águia estavam com fome, e mamãe e papai parecia estar ignorando-os. O mais velho dos três decidiu resolver o seu problema de fome por roer no galho. Aparentemente, não era muito saboroso, porque ele logo abandonou.
      O que me intrigou sobre este pequeno drama, que estava sendo transmitido pelo webcam de Norfolk Botanical Garden, foi que um grande peixe estava logo atrás dos filhotes de águia. Mas eles ainda não tinham aprendido a se alimentar. Eles ainda dependiam de seus pais para cortar os alimentos em pedaços pequenos e alimentá-lo com eles. Dentro de algumas semanas, no entanto, os pais vão ensinar os filhotes como alimentar-se - uma das suas aulas de sobrevivência em primeiro lugar. Se os filhotes não aprenderem esta habilidade, eles nunca serão capazes de sobreviver por conta própria.
      O autor de Hebreus falou de um problema semelhante no reino espiritual. Certas pessoas na igreja não estavam crescendo em maturidade espiritual. Eles não tinham aprendido a distinguir entre bons e maus. "Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal." (Hebreus 5:14) Como a águia, não tinha aprendido a diferença entre um galho e um peixe. Eles ainda precisavam ser alimentados por outra pessoa, quando deveria ter sido alimentado não só a si mesmo, mas os outros também. "Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido." (v.12)
     Enquanto receber o alimento espiritual de pregadores e professores é bom, crescimento espiritual e sobrevivência dependem também saber como alimentar a nós mesmos. - Julie Ackerman Link
       Lamento do autor quanto à falta de crescimento espiritual dos Hebreus foi desencadeada por uma discussão acerca de Melquisedeque (5:6), um antigo sacerdote encontrado por Abraão em Gênesis 14:18. Em Hebreus 7, o escritor retoma esta discussão. Ele declarou Melquisedeque "rei de justiça", e depois também rei de Salém, que significa "rei de paz", sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas feito semelhante ao Filho de Deus, permanecendo sacerdote para sempre (7:2-3). Alguns teólogos consideram Melquisedeque ser um tipo ou prefiguração de Cristo, mas outros especulam que isso pode ter sido realmente uma aparência pré-Belém de Cristo. - Bill Crowder


Você deu-nos o Teu Espírito, Senhor,
Para nos ajudar a crescer; maduro, e aprender,
Para ensinar-nos de Sua Palavra escrita,
Então a verdade de erro discerniremos. - Sper

Pensamento do Dia:
O crescimento espiritual exige o alimento sólido da Palavra de Deus.