>
 

Vale o esforço?

        "A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices.  Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro e ilumina os olhos.  O temor do SENHOR é límpido e permanece para sempre; os juízos do SENHOR são verdadeiros e todos igualmente, justos.  São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos.  Além disso, por eles se admoesta o teu servo; em os guardar, há grande recompensa." (Salmos 19:7-11)
         "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça," (II Timóteo 3:16)

         Uma vez eu resolvi ler todas as 38 peças de Shakespeare em um ano. Para minha surpresa, cumprindo a tarefa parecia muito mais como entretenimento do que trabalho. Eu esperava aprender sobre o mundo de Shakespeare e as pessoas que o habitavam, mas eu achei que Shakespeare principalmente me ensinou sobre o meu mundo.
         Eu passei precisamente através pelo mesmo processo, ao encontrar o Antigo Testamento. Por que ele gasta tanto tempo em templos, sacerdotes, e regras acerca de sacrifícios que não existem mais? Como podemos fazer bom sentido do Antigo Testamento, e como ele se aplica às nossas vidas hoje?
         Enquanto eu labutei para passar algumas das barreiras, cheguei a sentir a necessidade de ler por causa daquilo que ele estava me ensinando. Eventualmente, eu mesmo encontrei vontade de ler os 39 livros. Eles estavam satisfazendo uma fome em mim que nada mais tinha feito. Eles me ensinaram sobre a vida com Deus.
O Antigo Testamento fala a nossa fome. Ele dá um curso avançado de "Vida com Deus", expressado em um estilo pessoal e passional.
         As recompensas oferecidas não vêm facilmente. Todas as realizações requerem um processo semelhante de trabalho duro; perseveramos porque as recompensas virão.  -Philip Yancey
A glória doura a página sagrada,

Majestoso como o sol;
Dá uma luz para todas as idades,
Dá, mas não empresta nenhum. - Cowper


Pensamento do Dia: A Bíblia nos dá uma imagem de quem realmente somos.