>
 

Aprendizado

        Era o mês de setembro de 1947, quase o início de outono no hemisfério norte e, eu estava embarcando no meu caminhado escolar. Ainda fui obrigado assistir as aulas no prédio velho de dois pisos e quatro salas de aula, pois o prédio novo ainda não estava pronto para ocupar.  Ocuparíamos o novo prédio em janeiro de 1948 onde estudaria por oito anos, para depois passar para o ensino médio por quatro anos. Dirigido por Deus para ir para o seminário, embarquei em mais uma jornada de aprendizado no mês de outubro de 1959 de onde eu me formei em junho de 1962. Quinze anos da minha vida foram investidos em estudos formais. Um desejo de sempre aprender mais nasceu dentro do meu ser. No passar destes anos acrescentei aos meus conhecimentos seculares um vasto arquivo de informações que me serve diariamente. O mais importante é que também não cessei de aprender da Palavra de Deus.
         A Bíblia, pequena que seja, é uma fonte inexaurível de conhecimento e instruções de como viver agradável a Deus e em paz com o mundo no qual vivemos. Mais livros têm sido escritos acerca da Bíblia do que acerca de qualquer outro trabalho literário, e continuam sendo escritos. Deus, o único onipotente, onisciente e onipresente se revela ao homem e mulher de coração sincero por meio da Sua Palavra, a Bíblia.
        Algumas pessoas se vangloriam por ter lido a Bíblia toda uma ou mais vezes no decorrer de um ano. Meus para bens para todos eles. Mas, não querendo tirar nada deste feito maravilhoso, ainda sou obrigado dizer que se a pessoa completou esta tarefa e não aprendeu as lições maravilhosas contidas Nela, gastou seu tempo praticamente em vão. Tem que haver uma aprendizagem. Estudar numa escola secular onde os professores simplesmente passam os alunos adiante sem que aprendam as matérias é fazer uma terrível injustiça para eles. Da mesma forma, ler a Bíblia ano após ano e ainda não aprender as lições escritas nela para nosso bem estar e salvação eterna é fazer injustiça consigo mesmo.
         Ao ler a Bíblia toda ninguém pode dizer que agora conhece a Bíblia. Não é que em um ano, nem cinco ou dez que uma pessoa aprenderá todas as lições que a Bíblia tem para ensinar. O aprender da Palavra de Deus é um processo, sim, um processo que há de durar pela vida toda. Em nenhum ponto alguém pode dizer que não tem mais nada para aprender.
         Com respeito à aprendizagem da Palavra a Bíblia diz: "Pois é preceito sobre preceito, preceito sobre preceito; regra sobre regra, regra sobre regra; um pouco aqui, um pouco ali." (Isaías 28:10)
       Após anos de estudos meticulosos das Escrituras, muitas pregações convincentes e a tutela do próprio Deus, Paulo ainda faz um pedido para Timóteo: "... traze... os livros, especialmente os pergaminhos." (II Timóteo 4:13) Apesar de toda a sua aprendizagem, ele ainda almejava ardentemente aprender de Deus. Espero que você, amado leitor esteja com fome da aprendizagem da eterna e infalível Palavra de Deus.

Philip D. Walmer


Pensamento do Dia: "Não é aos saltos que se sobe uma montanha, mas a passos lentos."