>
 

Foge das Paixões da Mocidade

 

            "Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor." (II Timóteo 2:22 RA)

            "E você, Timóteo, fuja das paixões da mocidade e procure viver uma vida correta, com fé, amor e paz, junto com os que com um coração puro pedem a ajuda do Senhor." (NTLH)

            Não sei o que o apóstolo Paulo diria hoje se ele pudesse ver a sociedade na qual somos obrigados conviver com tanta nudez e seminudez principalmente da ala feminina que acrescenta cada vez mais brasas no fogo de relacionamentos sexuais ilícitos. Sinto pena dos jovens nos dias de hoje, isto é, dos jovens cristãos que conhecem os mandamentos de Deus e procuram viver de acordo para agradar seu Deus que os chamou das trevas de licenciosidade para andar na luz de verdade e pureza.

            Em primeiro lugar sinto pena das mulheres, novas ou com idade mais avançada, que se sentem pressionadas para acompanhar as modas e colocar o corpo a mostra por meio de roupas coladas no corpo, outras transparentes, curtas, decotadas e etc. Elas precisam sempre se lembrar de que os modistas, e etilistas, atrizes e outras mulheres que desenham e usam estas roupas não têm moral em relação à prática de relações sexuais. A grande maioria da vestimenta feminina tem o objetivo de atrair os olhares dos homens e se for possível os levar para um relacionamento íntimo.

            Os homens por sua vez estão sendo bombardeados em todo lugar com a licenciosidade, seja em pessoa, por televisão, revistas, jornais e outros veículos de comunicação. Se não bastassem os impulsos sexuais naturais que os homens sentem, o comportamento feminino realça mais ainda estes desejos. Torna-se difícil (eu não disse impossível) para os homens fugirem das paixões da mocidade. Eles sofrem o assédio constante das mulheres. Este assédio pode não ser proposital de todas, mas existe simplesmente por causa das roupas sensuais que elas insistem em usar. Digo com toda clareza que os moços e homens cristãos sofrem suficientemente no ambiente fora da igreja, portanto não devem jamais ser sujeitos ao mesmo assédio e tentações dentro da igreja da parte de mulheres que professam servir e agradar a Deus.

            Um amigo mundano que tive anos atrás (agora falecido) me disse certa vez que no mundo no qual ele se criou o homem era o caçador e a mulher a caçada. Espantado ele me disse que os papeis do homem e da mulher se inverteram de modo que o homem é o caçado. Isto é um perigo para os homens cristãos. Em primeiro lugar eles precisam estabelecer firmemente nos seus corações que a regra da Bíblia é correta e deve ser obedecida irrevogavelmente, de sorte que o homem jamais se envolverá com mulher em relações íntimas antes de casar e depois somente com sua esposa legítima.

            Há vezes que não é fácil evitar o assédio, portanto Paulo encorajou todos, homens e mulheres, para fugir das paixões da mocidade. Calça os tênis, pois mais tarde o mais cedo terá de fugir correndo. Não fica brincando, pois provavelmente acabará queimado, com sua reputação irrevogavelmente manchada pela falta de obediência às leis de Deus. Foge como nem José. Ele sofreu na prisão por causa disto e as mentiras da mulher tentadora, mas Deus o ajudou para dar a volta por cima.

Philip D. Walmer