>
 

Por Que Não Somos Destruídos?

            "As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade." (Lamentações 3:22-23)

            Não há poucas pessoas que têm uma opinião muita elevada delas mesmas. Elas analisam suas vidas de acordo com o molde do mundo, comparando si mesmas com os demais em volta. A Bíblia, no entanto, diz claramente que quem assim age não é sábio. "Porque não ousamos classificar-nos ou comparar-nos com alguns que se louvam a si mesmos; mas eles, medindo-se consigo mesmos e comparando-se consigo mesmos, revelam insensatez." (II Coríntios 10:12) Pior ainda são aqueles que julgam si mesmos de acordo com aquilo que eles acham mais certo. Nenhuma pessoa que for apanhada em desobediência à lei será julgada pelo código que existe igualmente para todos. Em outras palavras, ninguém é lei para si mesmo, tendo a liberdade de se comportar como achar melhor, ficando impune das leis que foram criadas para o bem de todos.

            Devemos, em considerar a nós mesmos, sempre recordar o que a Bíblia diz em Romanos 3:10-18 que descreve as condições do ser humano: "... como está escrito: Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.  A garganta deles é sepulcro aberto; com a língua, urdem engano, veneno de víbora está nos seus lábios, a boca, eles a têm cheia de maldição e de amargura; são os seus pés velozes para derramar sangue, nos seus caminhos, há destruição e miséria; desconheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante de seus olhos."  Que descrição terrível das condições do homem que Deus criou no início em perfeição e pureza. Nossas almas devem gemer para poder retornar ao que Deus desejou para o homem desde o início. "E, por isso, neste tabernáculo, gememos, aspirando por sermos revestidos da nossa habitação celestial..." (II Coríntios 5:2)

            Não é muito válido como você vê a si mesmo. Tampouco vale o que outros acham e veem em você. Você não será julgado pelos outros, e também não pode julgar a si mesmo em relação a sua aptidão para entrar no descanso eterno de Deus. Deus reserva isto exclusivamente para Ele mesmo.

            Quando consideramos as condições do ser humano, seus pecados, delitos e até depravação, ponderamos por que Deus ainda não destruiu esta geração tão perversa, iníqua e blasfema. Os versículos de nosso texto nos dão a razão. 1) É por causa das misericórdias  do Senhor, 2) É por que estas misericórdias Dele não tem fim, 3) É porque estas misericórdias são renovadas a cada dia, e 4) É porque a fidelidade de Deus é grande.

            Ninguém tem motivo algum para si gloriar. Não tem direito de pensar que é tão perfeito que Deus não tem motivo para puni-lo ou talvez destruí-lo. Não somos destruídos por causa de que nós somos, mas por causa de que Deus é. Não se orgulha, mas louva e agradece a Deus por sua misericórdia existente e estendida para você.

Philip D. Walmer